Cinema | Estreias da Semana – 11 de novembro 2021

Cinema

 

Estreias da Semana – 11 de novembro 2021

 

f1 1Crónicas de França do Liberty, Kansas Evening Sun

Título original: The French Dispatch
De: Wes Anderson
Com: Léa Seydoux, Timothée Chalamet, Christoph Waltz, Saoirse Ronan, Jeffrey Wright, Anjelica Huston, Adrien Brody, Owen Wilson, Edward Norton, Tilda Swinton
Género: Drama, Comédia
Outros dados: ALE/EUA, 2021, Cores, 108 min

O filme dá vida a um conjunto de histórias da última edição de uma revista americana, publicada numa cidade francesa fictícia, do século XX. Por ocasião da morte do seu amado editor Arthur Howitzer Jr., nascido no Kansas, a equipa das Crónicas de França, uma revista americana de ampla circulação, com sede na cidade francesa de Ennui-sur-Blasé, reúne-se para escrever o seu obituário. Memórias de Howitzer fluem para a criação de quatro histórias: um diário de viagem das seções mais sórdidas da própria cidade do O Repórter Ciclista; “A Obra-Prima Concreta”, sobre um pintor criminalmente louco, o seu guarda e a sua musa, e seus vorazes negociantes; “Revisões a um Manifesto”, uma crónica do amor e da morte nas barricadas no auge da revolta estudantil; e “A Sala de Jantar Privada do Comissário de Polícia”, um conto de suspense sobre drogas, rapto e jantares chiques.

 

f2 1Faminto

Título original: Antlers
De: Scott Cooper
Com: Keri Russell, Jesse Plemons, Jeremy T. Thomas, Graham Greene
Género: Terror
Classificação: M/16
Outros dados: EUA/CAN/MEX, 2021, Cores, 99 min

Julia, professora de uma pequena cidade do Oregon (EUA), sente que alguma coisa se passa com Lucas, um dos seus alunos. Para além de o ver cada vez mais afastado dos colegas, parece estar constantemente envolto em pânico. Com uma infância marcada por abusos, Julia sente que tem de fazer alguma coisa e pede ajuda a Paul, seu irmão e xerife da cidade. O que os dois vão descobrir é que Lucas mantém aprisionado um “wendigo”, uma criatura faminta e devoradora de homens que ele tenta acalmar, dando-lhe comida. Um filme de terror realizado por Scott Cooper (“Crazy Heart”, “Para Além das Cinzas”, “Black Mass – Jogo Sujo”, Hostis”).

 

f3 1I Am Greta

Título original: I Am Greta
De: Nathan Grossman
Com: Greta Thunberg, Svante Thunberg, Niclas Svenningsen
Género: Documentário, Biografia
Classificação: M/12
Outros dados: EUA/GB/ALE/SUE, 2020, Cores, 97 min

Nathan Grossman começou a filmar Greta no início da sua greve escolar em Agosto de 2018, antes ainda de serem feitas as primeiras reportagens sobre a jovem. Continuou a segui-la até Setembro de 2019, depois de ela atravessar num veleiro o Atlântico para discursar na cimeira do clima das Nações Unidas. Um discurso emotivo que inspirou e continua a inspirar milhares de jovens e adultos no mundo inteiro que a ela se juntaram em greves e discussões sobre o futuro do planeta. O filme explora também a luta pessoal de Greta para equilibrar a sua adolescência com a atenção e o mediatismo de que actualmente é alvo.

 

f4 1O Som Que Desce na Terra

Título original: O Som Que Desce na Terra
De: Sérgio Graciano
Com: Gabriela Barros, José Condessa, José Raposo, Margarida Marinho, Guilherme Oliveira
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: POR, 2021, Cores, 104 min

Maria da Luz espera noticias do marido, soldado no Ultramar, que após ser destacado para liderar uma operação, é dado como desaparecido. Neste período, onde a ausência de notícias traz sofrimento e solidão, toma consciência que estes sentimentos são partilhados por outros que, como ela, esperam pelos seus e toma uma decisão: gravar mensagens de apoio das mães, mulheres e familiares para os soldados e entregá-las pessoalmente a cada um no meio de uma Angola em plena guerra.

 

f5 1The Doorman – Implacável

Título original: The Doorman
De: Ryûhei Kitamura
Com: Ruby Rose, Jean Reno, Aksel Hennie, Rupert Evans
Género: Drama, Thriller
Classificação: M/14
Outros dados: EUA, 2020, Cores, 97 min

Uma mulher regressa da guerra e é contratada para porteira de um hotel de luxo e reencontra se com o seu ex namorado e os filhos dele Quando um grupo de mercenários invade o hotel com o objetivo de roubar famosas obras de arte, Ali deve usar as suas habilidades de guerreira para salvar todos os que ama e desbloquear os traumas do passado.

 

 

f6 1Velozes e Traquinas: A Grande Corrida na Neve

Título original: Racetime
De: Benoît Godbout, Jean-François Pouliot, François Brisson
Com: Sonja Ball (Voz), Hélène Bourgeois Leclerc (Voz), Mehdi Bousaidan (Voz)
(em português com as vozes de Sara Barradas e Ângelo Rodrigues)
Género: Animação, Aventura
Classificação: M/6
Outros dados: CAN, 2018, Cores, 89 min

Frankie Quatro-Olhos e a sua equipa, incluindo a sua piloto, Sophie, enfrentam dois recém-chegados: o misterioso e arrogante Zac e a sua atlética prima Charlie. O fantástico trenó criado por Frankie desintegra-se mesmo antes de cruzar a linha da meta. É uma derrota amarga para Frankie, que se recusa a aceitar que pode ter cometido alguns erros de construção. Juntamente com os amigos, ele consegue provar que Zac fez batota durante a corrida. Frankie exige uma nova corrida, que Zac aceita com a condição de Frankie construir uma pista totalmente nova.

Leia também