Torres Vedras vai ter programa piloto de telemedicina para seniores vulneráveis

Telemedicina

 

O Avaliação e Telemonitorização de Idosos Vulneráveis (ATIV) é um programa piloto de cuidados primários e pré-hospitalares que combina medicina presencial “ao domicílio”, consultas e contactos de saúde remotos, por telemedicina.

O projeto do ATIV irá arrancar num número limitado de municípios, entre eles Torres Vedras. A Câmara Municipal de Torres Vedras celebrou, no passado dia 6 de novembro, um protocolo com vista à implementação deste programa piloto, com 15 em instituições e envolvendo cerca de 300 seniores integrados em estruturas residenciais para pessoas idosas e lares residenciais de instituições particulares de solidariedade social do Concelho.

Os idosos das instituições incluídas no programa serão avaliados presencialmente por um médico especialista em Medicina Geral e Familiar, médico que criará um processo digital completo para permitir o seguimento do doente. Os resultados do programa piloto serão avaliados nas vertentes clínicas, de qualidade, de satisfação (de pacientes e cuidadores) e de estimativa da poupança gerada.

O projeto tem a duração de 6 meses, sendo promovido pelo Fórum Saúde para o Século XXI, em parceria com a KnokHealth Portugal.

 

Leia também