Torres Vedras| Inauguração de Living Street (R. da Eletricidade) [Imagens]

livingstreettvc

 

Decorreu na tarde de ontem, na rua da Eletricidade, em Torres Vedras, a cerimónia de inauguração da Living Street Torres Vedras.

O projeto Living Streets é um projeto financiado pelo programa EUKI (Iniciativa Europeia para o Clima) do Ministério Federal do Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha. Sendo coordenado pela Energy Cities, tendo como parceiros a OesteSustentável (Portugal), Sustainable City (Grécia) e Terra Hub (Croácia).

A tarde começou com um ensaio aberto de um espetáculo que tem por base a fusão entre a dança contemporânea e a dança tradicional folclórica, no qual participam os alunos do Curso de Intérprete em Dança Contemporânea da Performact e o Grupo Folclórico Flores do Oeste de A dos Cunhados. Simultaneamente, na rua, acontecia uma oficina de criação de bonecos e marionetas produzidos a partir de lixo marinho e de  lixo doméstico.

A cerimónia de inauguração da Living Street contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, da Vice-presidente, Ana Umbelino, e de representantes da Associação Oeste Sustentável, da representante da Associação ILÚ: Dança-Teatro de Intervenção Urbana e da Untamed Productions.

Ana Umblino, a propósito desta inauguração afirmou que “as ruas são espaços democráticos, de cruzamento”, espaços por vezes degradados, como é o caso da rua onde a cerimónia ocorreu, espaços que urge devolver à fruição por parte das populações.

Laura Rodrigues, Presidente da Câmara de Torres Vedras afirmou que o projeto Living Street “recupera para a modernidade algumas coisas que faziam parte da vida das cidades há uns quantos anos atrás.” quando as praças e as ruas eram o local primordial de convívio das várias gerações.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, a Rua da Eletricidade irá transformar-se num espaço urbano vivo e multicultural, com a realização de várias atividades relacionadas com as áreas do ambiente, da ecologia, da sustentabilidade, da arte, da interculturalidade e da inclusão social.

 

Programa da Living Street de Torres Vedras

8 de novembro
18h00 – Como Veio cá parar?
Todos os anos milhões de toneladas de resíduos vão parar aos Oceanos. Na sua grande maioria, as fontes do lixo marinho têm origem em terra (cheias, descargas dos rios, águas residuais, abandono de lixo, etc.), indicando que alguns dos nossos comportamentos podem colocar em causa a biodiversidade de um ecossistema único. As sarjetas de passeio e sumidouros são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem, no entanto são frequentemente objeto de deposição de resíduos que rapidamente chegam ao Mar!

Nesta atividade vamos pensar os nossos comportamentos e as suas consequências para a vida nos Oceanos, personalizando uma sarjeta junto do estabelecimento de ensino.

 

11 de novembro
10h00 – O jardim vertical
Ação de interação comunitária, todos os vizinhos da rua, os alunos da escola de dança Ilú e público em geral são convidados a plantar o jardim vertical com plantas autóctones e resistentes, com o objetivo de colorir a rua e convidar alguma diversidade de espécies a habitar a rua tornando-a mais amiga do ambiente.

12 de novembro
21h30 – Sessão de cinema de animação: Mudanças
A 5º Edição do festival Bang Awards teve como tema inspirador “Changes”. Pretendeu fazer uma reflexão global sobre as mudanças que estão a acontecer no planeta. Todos nós temos de continuar a imaginar a mudança que o mundo precisa. Mais amor, mais paz, mais liberdade, mais igualdade e respeito, melhor equilíbrio ambiental, mais sustentabilidade…

Esta sessão de animação conta com uma seleção de filmes que estiveram a concurso em 2020.

22h00 – Performact 2016-2021
Amostra de como o Curso de Intérprete em Dança Contemporânea foi fundado em 2016, na pequena aldeia da Boa Vista em A-dos-Cunhados, através da colaboração entre a Ilú – Associação Dança-Teatro de Intervenção Urbana e a companhia belga Untamed Productions, e o seu percurso até aos dias de hoje. Serão apresentados vídeos de diferentes performances e pesquisas em movimento que envolvem alunos e coreógrafos nacionais e internacionais.

13 de novembro
15h00 – Agostinhas em movimento
A bicicleta é uma opção de transporte urbano rápida e flexível. Contribui para a intermodalidade entre meios de transporte, é saudável, prática e acessível à maioria da população, sem consumo de combustíveis fósseis, sem emissões atmosféricas, com baixos níveis de ruído e ocupando um reduzido espaço público.

Em Torres Vedras o município disponibiliza um sistema de aluguer de bicicletas públicas – “Agostinhas”. A seleção do nome “Agostinhas” consiste numa homenagem ao ilustre ciclista torriense Joaquim Agostinho.

Nesta ação de sensibilização será promovido a bike station recentemente instalada junto da rua da eletricidade de modo a promover o hábito do seu uso junto dos moradores do bairro e dos alunos da escola de dança.

 

14 de novembro
Das 11h00 às 16h00 – International Day
A Performact, enquanto escola internacional de dança, é também um espaço de partilha e de conhecimento pela multiculturalidade que a define. O Internacional Day consiste numa maratona de culturas, danças e músicas tradicionais, conversas abertas à comunidade e muito mais!

Só assim será possível o contacto com as mais variadas culturas do mundo, que vão desde a Alemanha, a França e a Bélgica até à América, Rússia, e à Macedónia do Norte. Um convite para viajar o mundo sem sair de Torres Vedras!

 

Leia também