Torres Vedras | Conheça os vencedores dos concursos de vinhos e de pastéis de feijão

vpf

 

Os vencedores dos concursos “Vinho Tinto e Vinho Branco de Torres Vedras”, “Pastel de Feijão de Torres Vedras 2021” e “A minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras” da edição deste ano das Festas da Cidade já são conhecidos.

12 produtores participaram este ano no concurso de Vinhos de Torres Vedras. A prova cega do concurso aconteceu no dia 27 de outubro sob a coordenação técnica de Ilda Caldeira (técnica do INIAV), tendo o respetivo painel de provadores sido composto por: Margarida Lourenço (INIAV), Luís Fernando Louret (Confraria dos Enófilos da Estremadura), José Miguel Meneses (Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa), Raul Jesus (República Wine Bar), Ana Almeirante (Associação Portuguesa de Enologia e Viticultura) e Tiago Paula (Associação de Escanções de Portugal e Revista Escanção).

vtOs vencedores deste ano foram:

Vinho Tinto:
1.º – Quinta da Murnalha 2017, Vinho Regional de Lisboa (das Frutas Nobres – Sociedade Comércio Agrícola, Lda)
2.º – Surf – Syrah 2019, Vinho Regional de Lisboa (das Caves Barbosa – Unipessoal, Lda)
3.º – Património – Colheita selecionada 2017, Vinho Regional de Lisboa (de António Francisco Bonifácio & Filhos, Lda)

 

vbVinho Branco:
1.º – Alma Vitis 2020, Vinho Regional de Lisboa (da Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa)
2.º – Quinta da Boa Esperança – Fernão Pires 2018, Vinho Regional de Lisboa (da Sociedade Agrícola da Gama – Quinta da Boa Esperança)
3.º – Velhos Tempos – Reserva – Arinto 2020, Vinho Regional de Lisboa (da Adega Cooperativa da Carvoeira)

 

A prova cega do Pastel de Feijão de Torres Vedras teve lugar no dia 1 de novembro sob a direção técnica de Ana Soeiro (representante da associação Qualifica/Origin Portugal), com o seguinte painel de provadores: Edite Robalo, Jorge Ferreira (chef de cozinha), Márcia Vieira (chef de cozinha), Carlos Antunes (nomeado pela ACIRO), Luís Mira (nomeado pela Qualifica) e Bruno Esteves (do Agrupamento de Produtores de Pastel de Feijão de Torres Vedras).
Participaram na prova 9 produtores.

Os vencedores deste ano foram:
1.º – Carmitas
2.º – Maria Adelaide R. Silva
3.º – Brasão

spfA prova da “A minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras” ocorreu no dia 30 de outubro, tendo o respetivo painel de provadores sido constituído por Bruno Esteves, Márcia Vieira e Jorge Ferreira.

Os vencedores deste ano foram:
1.º – Restaurante Átrio (que apresentou um Crocante Pastel de Feijão)
2.º – Roots Restaurante (com um Pastel de Feijão Roots em forno a lenha com telha de aveia, creme de limão e doce de ovo).

 

A cerimónia de entrega de prémios, inserida na Reserva – Fórum de Inovação de Gastronomia e Vinho, ocorreu a 1 de novembro no pavilhão da Expotorres.

[Imagens: CMTV]

Leia também