Vem aí chuva e uma descida gradual das temperaturas máximas

chuva

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje ao final da tarde, um comunicado que dá conta de uma alteração significativa das condições do estado tempo previstas para Portugal Continental.

Assim, o “tempo seco e ameno dos últimos dias, dará lugar a tempo chuvoso e a uma descida gradual das temperaturas máximas, entre os dias 28 e 31 de outubro”. A chuva deverá atingir todo o continente iniciando-se a partir do meio da tarde de dia 28 no Minho e Douro Litoral estendendo-se gradualmente às regiões Norte e Centro e atingirá a região Sul a partir de dia 29.

Segundo o IPMA “a região anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Ocidental, irá enfraquecer, e permitir a passagens de massas de ar tropicais e com elevado conteúdo em vapor de água, transportadas latitudinalmente, num padrão usualmente conhecido como “rio atmosférico“”.

A previsão aponta para chuva “persistente na generalidade do território”, sendo “chuvas persistentemente fortes” especialmente nas regiões do Centro e Sul, “onde os impactos poderão ser significativos”. Também o vento (do quadrante sul) deverá aumentar de intensidade, em particular nas terras altas.

É esperado ainda um aumento da agitação marítima na costa de Portugal continental e nas zonas marítimas de responsabilidade nacional.

 

Leia também