Já foram administradas 279 mil vacinas contra a gripe em Portugal

Vacinagripe

 

A campanha de vacinação contra a gripe deste ano já iniciou (a 18 de outubro) a 2.ª fase, a qual fazem parte os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos e que não estão abrangidos nos grupos-alvo da 1.ª fase.

De acordo com o ponto de situação da Direção-Geral da Saúde (DGS), até 24 de outubro foram administradas 279.000 vacinas da gripe.

A campanha de vacinação decorre por ordem decrescente de idades, tendo-se iniciado pelos utentes com idade igual ou superior a 80 anos.
Os utentes são convocados através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a covid-19, ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para covid-19).

No entanto, os utentes que opyem pela administração das vacinas em dias diferentes, devem informar os profissionais de saúde no dia da vacinação e proceder à marcação de nova data para a administração da segunda vacina, nestas circunstâncias, a toma das vacinas terá um intervalo de 14 dias.

A partir de 26 de outubro, para utentes acima dos 80 anos será possível efetuar o autoagendamento das vacinas contra a gripe e o reforço da vacina contra COVID-19 no Portal COVID-19.

O ritmo de vacinação da gripe decorre conforme a entrega das vacinas no território nacional e estará sujeito a ajustes, de acordo com a disponibilidade das mesmas. A DGS refere em comunicado que a “partir do início de novembro prevê-se que o número de vacinas disponíveis seja suficiente para acelerar o ritmo da vacinação”.

Em relação à vacinação contra a covid-19, 85,7% da população já têm a vacinação primária completa e 123.000 pessoas já têm a terceira dose.

 

Leia também