Marcelo Rebelo de Sousa na comemoração dos 75 anos do Aeroclube de Torres Vedras

74 ANIV AEROCLUBE OUT21 CAPA3

 

O Aeroclube de Torres Vedras, a voar desde 1946 é a frase do dia, quando o clube comemora 75 anos de existência.

O clube nasce 20 de dezembro de 1945 fruto da iniciativa de um grupo de entusiastas da aviação, civis e militares e “em setembro de 1946 o Aeroclube de Torres Vedras efetuou o seu primeiro festival aéreo, que ocorreu por ocasião das cerimónias de inauguração do seu primeiro hangar e que contou com a presença do General Humberto Delgado, que no ano anterior tinha fundado a TAP Portugal”.

Durante quase 40 anos, o aeródromo de Torres Vedras foi a infraestrutura aeronáutica civil mais próxima de Lisboa, algo que atesta bem o vanguardismo daqueles que se mobilizaram para o fundar.

Aviões, planadores, ultraleves, parapentes, aeromodelismo e rockets para projetos científicos e modelos de escala, tem feito do aeródromo a sua casa ao longo destes 75 anos. Nos últimos anos, o aeródromo tem desempenhado um papel fundamental no ataque aos fogos rurais, tendo mais de 100 horas de voo dedicadas a esta tarefa.

A cerimónia comemorativa que hoje teve lugar no Aeroclube de Torres Vedras contou com o patrocínio e com, a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, presentes também o Presidente do Clube, comandante João Carlos Francisco, o presidente da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), Luís Miguel Silva Ribeiro, o Chefe do Estado Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego​, a Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar e a Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues.

Marcelo Rebelo de Sousa concedeu ao clube aniversariante, a qualidade de Membro Honorário da Ordem do Mérito.

Leia também