Dia Nacional das Linhas de Torres comemorado ontem no Palácio Nacional de Mafra [Imagens]

lt0

 

O Palácio Nacional de Mafra recebeu ao final da tarde de ontem, a cerimónia oficial comemorativa do Dia Nacional das Linhas de Torres, cerimónia que se celebrou pelo 7.º ano consecutivo.

A cerimónia esteve dividida em 3 momentos.

O primeiro momento decorreu na Sala dos Atos Académicos e destinou-se aos discursos e à entrega dos prémios Wellington Honour, tendo contado com a presença de várias entidades em representação dos municípios de Arruda dos Vinhos, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, presentes também o Subdiretor Geral do Património, o presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro e do Turismo de Lisboa.

As intervenções estiveram a cargo do presidente de Câmara de Mafra e do presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres, José Alberto Quintino.

Os prémios Wellington Honour foram criados este ano e pretendem distinguir entidades ou pessoas pelo seu empenho no desenvolvimento de atividades centradas nas Linhas de Torres. Os prémios dividem-se nas categorias de acessibilidade e inclusão, ambiente e sustentabilidade, cultura e criatividade, desporto e aventura, e promoção e divulgação.

Na 1.ª edição dos prémios Wellington Honour os troféus foram entregues às seguintes entidades:

Acessibilidade e inclusão: Accessible Portugal
Ambiente e sustentabilidade: ADAL – Associação de Defesa do Ambiente de Loures
Desporto e aventura: CAAL – Clube de Actividades de Ar Livre
Cultura e criatividade: Associação de Cultura e Recreio 13 de Setembro de 1913
Promoção e divulgação: Friends of the Lines of Torres Vedras

A cerimónia continuou depois na Sala Elíptica com o bailado “Invasão”, com coreografia de Susana Galvão Teles e música de Abel Chaves.

O 3.º e último momento da cerimónia ocorreu no Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra, onde aconteceu uma “Batalha Musical“ entre as músicas favoritas de Napoleão Bonaparte e do Duque de Wellington. O concerto “Bonaparte vs. Wellington – Batalha Musical” juntou carrilhão (Abel Chaves), trompete (João Milheiro), percussão (António Rosa, Fátima Juvandes e João Português) e voz (soprano – Susana Gaspar).

As celebrações do Dia Nacional das Linhas de Torres tiveram início no passado 16 de outubro e prolongam-se até ao próximo dia 31 de outubro realizando-se nos territórios dos seis municípios fundadores da Rota Histórica das Linhas de Torres (Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira).

As iniciativas dirigem-se ao público em geral conciliando a cultura, a história e a cidadania com o lazer, a gastronomia, os vinhos, a equitação, o desporto.

Consulte aqui o todo o programa comemorativo.

Leia também