Cavalos selvagens libertados no Parque Natural Sintra-Cascais [Vídeo]

Cavalos sintra

 

No passado dia 15 de outubro, quando o Parque comemorou 40 anos como área protegida, seis cavalos da raça garrana foram libertados na zona da Peninha, no Parque Natural Sintra-Cascais.

São cavalos selvagens, 5 com menos de um ano e uma fêmea de oito anos, capturados na zona do Gerês e trazidos para o Parque Natural Sintra-Cascais, onde vão viver em liberdade numa área (vedada) com cerca de 50 hectares e com as mesmas condições de clima e altitude a que estavam habituados.

Conhecidos por “cavalos sapadores“ vão ajudar a estabelecer o equilíbrio ecológico do Parque Natural, ajudando na gestão dos matos e na manutenção do mosaico de paisagem, contribuindo assim para minimizar o risco de incêndios e promover a biodiversidade.

A raça esteve em risco de extinção, tendo agora cerca de 10.00 exemplares em Portugal, sendo que esta medida representa ainda uma outra forma de salvaguardar esta raça autóctone, uma vez que a manada se irá reproduzir-se naturalmente nos próximos anos.

Os animais serão monitorizados através de sistema GPS colocado numa coleira eletrónica, o que permitirá avaliar o crescimento da manada e o seu impacto na vegetação.

Leia também