Autárquicas 2021 | PAN faz o balanço das eleições no concelho de Mafra

AUTARQUICAS 2021 pan

 

Num contexto particularmente difícil (pandemia, 36 anos de domínio PSD, novas forças políticas, ausência de debate político) os resultados das últimas eleições autárquicas de 26 de setembro representaram a consolidação do PAN em Mafra na medida em que o PAN manteve a sua representação na Assembleia Municipal, agora representado pelo Ricardo Vicente, e elegeu o seu primeiro membro de Assembleia de Freguesia, o João da Fonseca, para a Assembleia de Freguesia de Mafra.

A nível global do Concelho estas eleições autárquicas dão continuidade à maioria absoluta do PSD nas várias frentes (Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia), logo nada de novo neste capítulo. Onde se verificou algumas mudanças foi no campo da oposição, a saber: na Assembleia Municipal a perda de dois mandatos por parte do PS e a perda de um mandato por parte do PCP-PEV ao mesmo tempo que o Chega elege dois deputados municipais e o Iniciativa Liberal um. Temos portanto uma Assembleia Municipal mais colorida e diversa, a bem da democracia e da discussão de ideias e propostas para o Concelho, esperamos nós!

A perda de alguma expressão eleitoral do PSD com o aparecimento de forças à sua direita (Chega e Iniciativa Liberal) acabou por não se verificar. Parece-nos evidente que o Chega foi buscar eleitorado ao PS e ao PCP-PEV (só assim se justifica a perda de mandatos nestes partidos). Por outro lado verificamos que não foi desta que o CDS-PP recuperou o seu lugar na Assembleia Municipal.

No período de campanha eleitoral, uma equipa comprometida, militante e ativa permitiu desenvolver um conjunto de iniciativas que privilegiaram o contacto com a população percorrendo diversos mercados e feiras da região, desenvolvendo ações de rua e visitando diversas associações do Concelho como a Apercim, Casa da Rita, Rotary Club de Mafra, bem como, a MafrAnimal e o Canil Municipal, com o objetivo de transmitir os principais eixos do programa do PAN para o Concelho. O propósito foi o de sempre, transmitir as nossas causas e valores em prol da melhoria do bem-estar e da qualidade de vida de todos aqueles que nele habitam ou trabalham.

O futuro não se afigura fácil mas pode ser risonho. O PAN acredita que pode continuar a crescer e consolidar o seu projeto político em Mafra através de uma postura colaborante e construtiva procurando criar pontes e consensos. No entanto, há um longo trabalho pela frente em prol de um Concelho que o PAN quer mais inclusivo, ambientalmente resiliente e socialmente justo e em que a democracia e a participação cívica saiam reforçadas. É pois tempo de arregaçar as mangas, por mãos à obra e concretizar o programa político com que o PAN se apresentou a eleições. Para tal, é fundamental envolver a população no dia-a-dia do Concelho, é fundamental que todos os eleitos promovam essa participação, é fundamental reforçar a comunicação entre os eleitos e os munícipes, é fundamental apoiar a economia local, é fundamental apoiar quem mais precisa é fundamental continuar a trabalhar em prol do bem-estar animal, é fundamental que Mafra cresça e se desenvolva de forma harmoniosa; os Mafrenses merecem-no. O PAN tudo fará para continuar a merecer essa confiança.

Comissão Política Concelhia de Mafra do PAN

Leia também