Autárquicas 2021 | Iniciativa Liberal faz o balanço das eleições no concelho de Mafra

AUTARQUICAS 2021 10

 

A Iniciativa Liberal vê com enorme satisfação o seu principal objetivo concretizado: eleger um deputado para a Assembleia Municipal – Nuno Simões de Melo – com um resultado de 3.31% (1.168 votos) o que representa um crescimento de 71% face às eleições legislativas de 2019 onde também elegeu um deputado para a Assembleia da República

 O partido Iniciativa Liberal (IL) faz a sua avaliação da campanha autárquica e dos seus resultados, esta que foi a primeira vez que este partido liberal se apresentou a estas eleições, terminando aqui o seu primeiro ciclo de eleições desde que deu o pontapé de saída nas eleições europeias em maio de 2019.

 

O Núcleo Territorial de Mafra da Iniciativa Liberal deu início aos trabalhos de preparação da campanha autárquica em janeiro de 2021 desde logo procurando conhecer os principais problemas, desafios e necessidades locais. O primeiro passo foi garantir que os seus candidatos eram de Mafra e conheciam Mafra.

A equipa de trabalho foi conhecer a fundo o território fazendo um diagnóstico dos diversos temas locais que preocupavam os mafrenses e dos diversos indicadores socioeconómicos do concelho.

Tal conhecimento permitiu criar de raiz um programa eleitoral autárquico totalmente focado em Mafra e totalmente vocacionado para melhorar a vida dos mafrenses através da visão, dos valores e das políticas liberais.

Também a nível da comunicação a campanha autárquica da IL quis trazer para Mafra o estilo irreverente, divertido e arrojado da Iniciativa Liberal, combatendo o marasmo, a estagnação e a opressão política que em Mafra se sente em grande escala. Tais objetivos foram amplamente conseguidos em ambas as fases de outdoors: uma primeira fase em foram evidenciados os principais problemas do concelho e numa segunda fase onde foi dada a conhecer a candidata à Câmara Municipal de Mafra.

A campanha autárquica pretendeu igualmente criar pontes e dar a conhecer as políticas e ideias da Iniciativa Liberal às principais instituições e associações do concelho tendo sido realizadas inúmeras reuniões e visitas ao mais alto nível com a ACES (Agrupamento dos Centros de Saúde do Oeste Sul), com o Palácio Nacional de Mafra, com a Tapada Nacional de Mafra, com o Matadouro Municipal, com a Tratolixo, com a ASFE, com a Casa do Povo do Gradil, com a Associação de Caçadores de Mafra, com as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários da Malveira e de Mafra e com o Rotary Club de Mafra. A Iniciativa Liberal foi sempre extremamente bem recebida e em todas as visitas houve uma rica troca de informações e foi possível aprofundar os problemas e desafios que estas instituições enfrentam pela equipa da campanha.

Englobado também nas ações de campanha, a comitiva da IL percorreu as diversas feiras e mercados da região onde teve a oportunidade de contactar diretamente com os munícipes e apresentar em primeira mão as suas ideias e propostas para melhorar a vida de todos os mafrenses.

E foi com todo este trabalho, entrega e dedicação que a Iniciativa Liberal viu com enorme satisfação o seu principal objetivo concretizado: eleger um deputado para a Assembleia Municipal – Nuno Simões de Melo.

Para a Assembleia Municipal a Iniciativa Liberal obteve 3.31% (1.168 votos) o que representa um crescimento de 71% do n.º de votos face as eleições legislativas nas quais atingiu 684 votos. Este crescimento foi particularmente sentido na freguesia da Azueira e Sobral da Abelheira o que reforça a crescente implementação da Iniciativa Liberal nos meios rurais e não apenas nos meios urbanos.

De notar ainda um aspeto que deixa a Iniciativa Liberal com muita esperança para o futuro: foi a 5.ª força política em 2 freguesias (Milharado e Santo Isidoro) ficando à frente do PAN e do BE e a 6.ª força política em 4 freguesias (Mafra, Encarnação, Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário e Azueira e Sobral da Abelheira) onde ficou à frente do BE, também este um dos principais objetivos delineados inicialmente.

Nas freguesias mais populosas (Mafra, Ericeira, Venda do Pinheiro e Santo Estevão das Gales) a IL atingiu uma % de votos muito acima da média do concelho, 4.7%, 4.0% e 3.3% respetivamente. Muito positivo foi igualmente o resultado na freguesia da Carvoeira onde atingiu os 3.8%.

Para a Câmara Municipal verificou-se uma redução do nº de votantes em todos os partidos de uma forma geral, exceto no partido incumbente (PSD). A Iniciativa Liberal mesmo lutando num contexto político muito adverso e muito sequestrado pelo PPD-PSD no poder há 36 anos, obteve uma excelente votação de 2.62% com um total de 927 votos, o que representa um crescimento de 36% face aos 684 votos obtidos nas legislativas de 2019. De ressaltar resultados muito positivos nas freguesias da Ericeira e de Santo Isidoro, ambas com 3.3%, e na freguesia de Mafra onde obteve 3% (248 votos) uma votação muito próxima BE e do PAN.

No Milharado e para a Câmara Municipal, a Iniciativa Liberal foi a 5ª força política ficando à frente do PAN e do BE com um total de 3.8%. E tal como na votação para a Assembleia Municipal, a IL foi a 6ª força política ficando à frente do BE em 4 freguesias (Azueira e Sobral da Abelheira, Ericeira, Santo Isidoro e Venda do Pinheiro e Santo Estevão das Galés).

Para o futuro fica sem dúvida uma vontade redobrada e uma responsabilidade acrescida para que a participação da Iniciativa Liberal abranja o máximo número possível de candidaturas aos órgãos autárquicos nomeadamente às juntas de freguesia.

Pata tal a Iniciativa Liberal irá continuar o seu trabalho de consolidação e crescimento dos seus membros e simpatizantes, fortalecendo as suas atividades ao nível do núcleo territorial e da participação do seu deputado na Assembleia municipal.

A Iniciativa Liberal irá continuar a lutar por mais liberdade de escolha, mais transparência, menor carga fiscal e por um Estado muito mais eficiente que seja um agente facilitador e não um agente que somente se quer manter no poder absorvendo para si funções que podem ser executadas pela iniciativa privada. Devolver o poder aos cidadãos e lutar para que cada pessoa tenha mais poder de compra são e continuarão a ser as suas principais prioridades.

A Iniciativa Liberal irá manter-se fiel aos seus princípios, valores e convicções garantindo assim que cada vez mais mafrenses vejam neste partido político a alternativa válida e credível e se juntem à IL para tornar Mafra Mais Liberal.

 

Núcleo Territorial de Mafra da Iniciativa Liberal
Mafra, 03 outubro 2021

Leia também