Programa nacional das Jornadas Europeias do Património 2021

JP 1

 

Este ano as Jornadas Europeias do Património (JEP) realizam-se entre 24 de setembro e 3 de outubro contando com mais de 900 iniciativas, na sua maioria gratuitas, em 150 concelhos.

O tema escolhido para a edição deste ano foi “Património Inclusivo e Diversificado”, tema que pretende consagrar os valores da diversidade e da inclusão. A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) refere que este tema “encoraja uma ampla participação de todos na cultura, enfatizando que a interação com indivíduos e comunidades de diferentes origens culturais enriquece as nossas vidas”.

As atividades previstas, na sua maioria é gratuita, distribuem-se por diversas tipologias, entre as quais se destacam:
320 visitas (guiadas e livres), 40 espetáculos, 100 exposições, 80 workshops e 50 conferências.
A pandemia faz com que este ano ainda existam inúmeras iniciativas online, que incluem essencialmente visitas virtuais e webinares.

O Museus, Monumentos e Palácios sob tutela da DGPC, terão entradas gratuitas:

  • Dias 26 de setembro e 3 de outubro, para todos os visitantes dos Museus, Palácios e Monumentos sob tutela da DGPC;
  • Nos dias 24 e 25 de setembro e 1 e 2 de outubro, para todos os interessados em participar nas iniciativas promovidas pelos Museus, Palácios e Monumentos sob tutela da DGPC, no âmbito das JEP 2021.­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Todas as atividades presenciais cumprem as medidas de segurança e as normas definidas pela Direção-Geral de Saúde (DGS).

Consulte (aqui) o programa Completo.

 

Leia também