Cinema | Estreias da Semana – 23 de setembro 2021

Cinema Estreias da semana

 

Estreias da Semana – 23 de setembro 2021

 

f1 3Agente Haxe

Título original: La Daronne
De: Jean-Paul Salomé
Com: Isabelle Huppert, Hippolyte Girardot, Farida Ouchani
Género: Comédia Dramática
Classificação: M/12
Outros dados: FRA, 2020, Cores, 104 min

Patience Portefeux é polícia-intérprete de francês e árabe, especializada em escutas telefónicas na unidade de narco-tráfico. O trabalho é duro e mal pago, e nem o pequeno romance com o comandante o torna mais entusiasmante. Um dia, ao escutar uns traficantes muito procurados, apercebe-se que um deles é filho da mulher incrível que toma conta da sua mãe. Decide por isso protegê-lo e dá por si no meio de uma rede de tráfico de droga. Quando mete as mãos num grande carregamento de haxixe, com a ajuda do seu novo parceiro, um antigo cão-polícia, ela aproveita a oportunidade e torna-se a Agente Haxe, uma dealer por grosso, graças à sua experiência de campo… e toda a informação privilegiada que consegue no seu trabalho!

 

f2 3Até à Morte

Título original: Till Death
De: S. K. Dale
Com: Megan Fox, Eoin Macken, Callan Mulvey
Género: Terror
Classificação: M/16
Outros dados: EUA, 2021, Cores, 88 min

Emma sente-se presa num casamento moribundo. Como surpresa para o 10º aniversário de casamento, o marido leva-a para uma casa isolada à beira de um lago onde preparara um serão romântico. Mas antes que ela tenha tempo para fazer perguntas, Mark levanta a arma e… dá um tiro na cabeça. Emma fica em estado de choque. Coberta pelo sangue do marido, a cabeça não lhe pára, a tentar perceber o que aconteceu e como sair daquela situação. Emma dá por si encalhada na casa do lago, no meio do nada, em pleno Inverno, sem roupa para trocar, sem telefone para pedir ajuda, sem um carro que funcione, sem objetos afiados que lhe permitam libertar-se do corpo e das algemas. Mas esse é apenas o início do plano retorcido de Mark.

 

f3 3Copshop – Não Fazemos Prisioneiros

Título original: Copshop
De: Joe Carnahan
Com: Frank Grillo, Gerard Butler, Toby Huss, Tait Fletcher
Género: Thriller, Acção
Classificação: M/16
Outros dados: EUA, 2021, Cores, 107 min

Ao atravessar o deserto do Nevada, num carro cheio de balas, o astuto vigarista Teddy Murretto traça um plano desesperado para se esconder do letal assassino Bob Viddick: espancar a agente Valerie Young para ser preso e encarcerado numa esquadra de uma pequena cidade. A prisão não pode proteger Murretto por muito tempo, e Viddick planeia o seu próprio caminho para a detenção, acabando por ser preso numa cela próxima para conseguir completar a sua missão. Mas a chegada de outro assassino lança o caos total e as ameaças crescentes forçam Viddick a ser criativo se quiser terminar o trabalho e escapar à situação explosiva.

 

f4 3Nova Ordem

Título original: Nuevo Orden
De: Michel Franco
Com: Naian González Norvind, Fernando Cuautle, Diego Boneta
Género: Drama
Classificação: M/16
Outros dados: FRA/MEX, 2020, Cores, 86 min

As diferenças entre classes sociais no México estão cada vez mais acentuadas. Um luxuoso casamento da alta sociedade é interrompido por um grupo de desprivilegiados, armados e violentos, que se revoltam e fazem dos convidados reféns. O exército mexicano usa a desordem causada como pretexto para estabelecer uma ditadura militar no país. Um fascinante drama distópico e cheio de suspense, traça o colapso de um sistema político.

 

f5 3Rifkin’s Festival

Título original: Rifkin’s Festival
De: Woody Allen
Com: Wallace Shawn, Michael Garvey, Damian Chapa, Louis Garrel
Género: Comédia Romântica
Classificação: M/12
Outros dados: GB/EUA/ESP, 2020, Cores, 88 min

O cinéfilo Mort Rifkin acompanha a sua mulher, a assessora de imprensa Sue, ao Festival de Cinema de San Sebastián em Espanha, pois teme que o fascínio dela por um cliente, o jovem realizador Philippe, não seja meramente profissional. Mort espera ainda aliviar a pressão que sente para escrever um primeiro romance que corresponda aos seus exigentes padrões. Aqui, Mort deixa-se envolver pelos clássicos do cinema de mestres como Bergman, Fellini, Godard, Truffaut e Buñuel, sobre os quais deu aulas na faculdade. O encantamento de Sue por Philippe e o desdém de Mort por este prejudicam a já desgastada relação conjugal e a disposição de Mort apenas melhora quando conhece a Dra. Jo Rojas, uma alma gémea a quem o casamento com o intempestivo pintor Paco também traz sofrimento…

 

Leia também