Centro Hospitalar do Oeste esclarece situação das urgências do Hospital de Torres Vedras

Hospital Torres Vedras

 

Depois do Sindicato Independente dos Médicos ter reportado a situação através de um comunicado, o do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) informa que “a Urgência Geral da Unidade de Torres Vedras tem estado muito congestionada nos últimos dias, devido à elevada afluência de doentes”.

A nota enviada a comunicação social refere que ontem pelas 21 horas foi solicitado ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), o “reencaminhamento de doentes críticos para outras unidades hospitalares, de acordo com a situação clínica. Este procedimento salvaguarda o atendimento com celeridade de doentes com situação clínica complexa ou exigente, assegurando que são encaminhados para uma unidade hospitalar com maior capacidade de resposta, numa fase em que as equipas da Urgência Geral da Unidade de Torres Vedras estão sobrecarregadas com os doentes já admitidos”, afirmando o CHO que “as urgências não estão encerradas, mas apenas bloqueadas para o CODU/INEM”.

O CHO afirma ainda, que a Urgência Geral da Unidade de Torres Vedras não se encontra encerrada por falta de médicos, uma vez que nos dias de ontem e de hoje, “as equipas médicas de todas as especialidades presentes na Urgência estão completas, cumprindo as dotações previstas pela Ordem dos Médicos”.

Na mesma nota, o CHO nega que “os doentes que se deslocam pelo seu pé não são admitidos. Todos os doentes que se desloquem diretamente à urgência, são admitidos e atendidos”.

Prevê-se que esta situação “seja estabilizada a breve trecho”.

O Centro Hospitalar do Oeste apela aos utentes que “utilizem as urgências hospitalares apenas em situações realmente urgentes. Recorda-se que, salvo situações emergentes, antes da vinda à urgência devem contatar a Linha SNS 24 – 808 24 24 24, que disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença”.

 

Leia também