Malveira | Largo da Feira – Casa de Cultura poluída visualmente por dezenas de pilaretes laranja

MALVEIRA LG DA FEIRA 15SET21 CAPA

 

Após ter sido alvo da recolha de opiniões da população, numa sessão muito concorrida que ocorreu na Malveira e após ter sido alvo de um concurso para apurar o projeto vencedor, a 6 de dezembro de 2019, a Câmara Municipal de Mafra lançou um concurso público no valor de 4,2 milhões de euros, para a requalificação do Largo da Feira da Malveira e da Avenida José Batista Antunes, .

MALVEIRA LG DA FEIRA 15SET21 1Um dos objetivos da empreitada passava por “Preservar o chafariz, classificado como imóvel de interesse patrimonial, atendendo ao seu valor histórico”, efetivamente o chafariz mantém-se firme no seu lugar.

O preservado chafariz está agora acompanhado por uma estrutura em forma de tanque, que aparentemente se destina a receber água, completando de algum modo, no plano visual, o propósito do próprio chafariz.

Frente à entrada da Casa de Cultura da Malveira, antiga casa da família Canas, edifício cuja reabilitação em 2020 custou 918 mil euros, e ao lado do chafariz e do tanque está agora um novo parque infantil.

Um parque infantil que terá ao seu lado  uma estrutura ao nível do solo, em forma de tanque, que aparentemente se destina a receber água, exigirá uma grande atenção aos pais que ali levarem as suas crianças, podendo constituir-se num equipamento especialmente perigoso localizado numa zona sensível.

Este parque infantil encontra-se situado em frente da entrada da Casa de Cultura da Malveira e está, como vimos, rodeado de algumas dezenas de pilaretes cor de laranja, que limitam o recinto a ser utilizado pelas crianças.

MALVEIRA LG DA FEIRA 15SET21 2Assim, o parque infantil constitui-se numa obstrução visual da Casa de Cultura da Malveira, que  fica desqualificada no enquadramento do largo, relegada para um segundo plano e ofuscada por uma selva de pilaretes “luminosos”.

Plantar dezenas de pilaretes com grande impacto visual, num espaço que é urbano e que não está acompanhado de mobiliário ou de arte com igual impacto visual, representa uma agressão para os olhos e para a paisagem.

A proposta de projeto vencedora é de 2016 e tem a chancela do arquiteto Filipe Cardoso, tendo considerado a intervenção num espaço de 37 000 m

A empreitada foi ganha por uma empresa bem conhecida no concelho de Mafra, a Aeci – Arquitectura, Construção e Empreendimentos Imobiliários S.A. O contrato é de abril de 2020 prevendo-se que as obras se concluam ‎a 24‎ de ‎novembro.

MALVEIRA LG DA FEIRA 15SET21 3

Leia também