Sintra | Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto

dom roberto fantoches

 

“É SÓ PALHETA” é o nome do novo festival, que irá ter lugar na Casa da Marioneta de Sintra e Jardim da Anta em Agualva, um festival que procura divulgar e honrar o Teatro Dom Roberto.

publicação 1920x1920px 1O Teatro Dom Roberto faz parte do repertório tradicional português de teatro de marionetas. A sua origem remonta ao séc. XVII introduzido em Portugal por marionetistas italianos e franceses, influenciados pela Commedia dell’Arte italiana. Contudo, é no séc. XIX que se verifica documentação com o registo de imagens da época, com marionetas de luva e espetáculos com estruturas semelhantes às da atualidade. A adaptação à realidade cultural portuguesa seguiu a tradição europeia dos heróis populares, em que o personagem Dom Roberto é capaz de vencer a própria morte. A verdade é que tem vencido, nas últimas centenas de anos, ao chegar até nós com a vivacidade que assistimos hoje, muito devido ao esforço das entidades culturais em Portugal

O repertório tradicional incluirá as  peças “O Barbeiro Diabólico”, “A Tourada”, “O castelo dos Fantasmas” e “Rosa e os três namorados”.

O Encontro encerra-se no dia 12 com uma apresentação coletiva em jeito de desgarrada.

Os espetáculos são de acesso livre e haverá uma oficina de construção de robertos, um excelente momento que poderá ser partilhado em família, uma exposição alusiva ao Teatro Dom Roberto e conversas com representantes das companhias convidadas.

Aqui poderá ficar a par de toda a programação.

 

Leia também