Torres Vedras | Espetáculo “Dreamworld” [Imagens]

fn0

 

Terminou ontem em Torres Vedras, mais uma edição do Festival Novas Invasões. Música, cinema, espetáculos e recriações históricas foram alguns dos ingredientes deste Festival.

A “cereja no topo do bolo” foi o espetáculo “Dreamworld”, que se iniciaou com “o Globo” na Praça Dr. Alberto Avelino e terminava no Parque do Choupal, fazendo um caminho vindo do passado e vislumbrava o futuro.

Chegando ao Choupal “criaturas da terra que se arrastam de debaixo do solo e descobrem o mundo; uma senhora de branco que desliza sobre a relva cantando uma canção de esperança; bailarinos que dançam por entre as sombras das árvores, levados ao frenesi por um vento forte; nas velas de alguns moinhos, imagens de Torres Vedras e dos seus arredores que são projetadas na encosta de uma colina; um coro que canta num leito de espuma; e um poeta que, sentado numa árvore, recita poemas”.

As 19 cenas do espetáculo eram curtas e repetidas em loops, para que todos pudessem assistir em pequenos grupos.

“Dreamworld” é um espetáculo que foi encomendado propositadamente para o Festival Novas Invasões à companhia alemã Theater Titanick, tendo como inspiração a cidade de Torres Vedras e a sua história e aquela que é a sua ligação aos 4 elementos: terra, vento, água e fogo. De acordo com os diretores da companhia, Torres Vedras tem uma forte ligação com estes 4 elementos: “a água, com o mar próximo; a terra, relacionada com uma rica base agrícola; o vento na serra; e o fogo que antigamente servia para derreter o cobre”.
A realização desta performance envolveu 150 artistas, 26 da companhia alemã e 124 de associações locais.

A Aquisição do espetáculo ‘Dream World’ custou aos cofres do município 112.000,00 € e o aluguer de equipamentos de som iluminação e vídeo com respetivo apoio técnico para espetáculo, 55.307,00 €.

fn1 fn7
fn4 fn2
fn11 fn6
fn13 fn8
fn9 fn5
fn3 fn12

[Imagens: Novas Invasões]

Leia também