IPMA | Aguaceiros, trovoada e granizo amanhã em Portugal Continental

Chuvacapa

 

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), amanhã, 1 de setembro, uma depressão prepara-se para atravessar Portugal Continental, podendo provocar “instabilidade atmosférica ao longo do dia”.

O comunicado do IPMA refere que amanhã “são esperados mais aguaceiros que poderão ser por vezes fortes no interior Norte e Centro, durante a tarde, período no qual temos condições mais favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo, não sendo de excluir, no entanto, que estes possam ocorrer ainda durante o período da manhã”.
A trovoada não virá sozinha e “estarão reunidas as condições atmosféricas para a formação de rajadas convectivas, que poderão ser localmente fortes e sem rumo definido”.

O IPMA acrescenta ainda que a circulação atmosférica “originada pela depressão será do quadrante oeste” traz consigo “uma massa de ar de caraterísticas marítimas e com elevado conteúdo em vapor de água, ficando a atmosfera com água precipitável disponível para se originarem precipitações que podem ser significativas”, existindo o “perigo de acumulação de precipitação em quantidades elevadas”.

No dia seguinte, 2 de setembro, a influência desta depressão ainda será sentida, mas com menor intensidade.

O distrito de Lisboa não se encontra, até ao momento, sob aviso amarelo.

Para os concelhos de Mafra e Torres Vedras a previsão é a seguinte:

Mafra Torres Vedras
maf tv

tvc

Leia também