Crónica de Jorge C Ferreira | Noites especiais

Jorge C Ferreira

Noites especiais
por Jorge C Ferreira

 

Especiais são as noites em que a lua se impõe no céu como astro dominante. Trepidantes são os pensamentos. Crescentes os desejos. Límpidos os olhos. O coração aberto a tudo. Lunares se tornam os beijos. Muitas bocas ficam coladas para sempre. Ficamos muito pequenos. Somos chamados a ouvir sons inesperados. Há sempre algo que não atingimos. O magnetismo é tremendo.

Quando o nosso satélite se passeia imponente e nos atrai como se fôssemos seus escravos. Quando os lobos se põem a uivar, todos ao mesmo tempo, num coro de muitas vozes, a lua começa a ficar de um azul que nos aquece o coração. Um deslumbramento que nunca nos cansa. As lobas a quererem ser amadas no cimo das montanhas. Quando se agiganta o enigma é quando nos sentimos indefesos e prisioneiros perante tanta beleza. Ser refém do belo é coisa apelativa.

É então que não conseguimos deixar de olhar aquela esfera tão nossa desde pequenos. Onde quer que estejamos, qualquer que seja o ângulo de visão, estejamos acompanhados ou não. Estas são noites em que as estrelas perdem importância. Dizem que, num sítio privilegiado, quando a lua se esvaziou, apareceram dois amantes de mãos dadas, olhos muito abertos, deitados numa cama incólume. Na certidão de óbito diz-se que tinham morrido de espanto. Tudo assinado por entidades competentes. Assim ficou para a história nos livros de assentos. Que se pode morrer de espanto. Há muita gente pasmada que deambula pelas ruas sem rumo durante dias depois de tal noite. Vários distúrbios atormentam muitas mentes.

desaguo

Consta que no cimo da montanha nasceu um lobo inundado de azul. Terá nascido com novas aptidões? Que nasceu numa noite especial ninguém duvida. Que isso o acompanhará durante a vida também não. Como será o seu primeiro uivo à lua que impulsionou o seu nascimento? Que sentirá naquela sua iniciação? Espero que seja um uivo de agradecimento e de um azul muito puro. Não foram encontrados mais relatos daquela noite na toca dos lobos. Falam que ouve gemidos de prazer quase humanos. Ninguém viu nada. São noites em que nos mandam ser recatados em relatar o não comprovado. Assim farei.

Há quem tire muitas fotos com objectivas especiais. Há muitos telescópios nos terraços e varandas. Passeiam-se corpos nus pelas janelas abertas dos quartos iluminados. Há quem faça selfies com a lua e apareça azul nas fotos. Chamam-lhe a prova irrefutável do seu tocamento pelo desconhecido. Há sempre quem não acredite. Quem diga que a fotografia foi trabalhada. Há negacionistas sob cada pedra em que damos um pontapé. Gente estranha que nunca viremos a saber em que dia nasceu. Seria caso para estudar em profundidade.

Perante tudo isto vêm-me sempre à memória as noites em que ia ver as estrelas para o telhado da casa onde nasci. Foi aí que me falaram do homem do saco que havia na lua. Eu conseguia-o vislumbrar nitidamente. Somos tão crédulos quando somos crianças! Naquele terraço aprendi a perscrutar o universo. Tudo para mim era uma aventura imensa. Noites em que dormia sob um céu estrelado. Hoje existem tectos de estrelas para colocar nos quartos das crianças. Já pensei em comprar um para mim. Foram tempos únicos. Tempos de aprender e descobrir. Ainda hoje me pergunto muitas vezes o que questionava nessa altura. O que somos? Quem somos? O que fazemos aqui? Onde é que tudo começa e acaba?

«Eu bem digo que tu andas com a cabeça na lua. Nunca mais pões os pés na terra.»

Fala de Isaurinda.

«Lá estás tu. São coisas que tenho guardadas. Coisas que vêm de muito longe.»

Respondo.

«Tens sempre desculpa para tudo. De ti já espero tudo.»

De novo Isaurinda e vai, na mão um sorriso trocista.»

Jorge C Ferreira Agosto/2021(312)


Jorge C. Ferreira
Jorge C. Ferreira (n.1949, Lisboa), aprendeu a ler com o Diário de Notícias antes de ir para a escola. Fez o curso Comercial na velinha Veiga Beirão e ingressou na vida activa com apenas 15 anos. Estudou à noite. Foi bancário durante 36 anos. Tem frequentado oficinas de poesia e cursos de escrita criativa. Publica, desde 2014, uma crónica semanal no Jornal de Mafra. Como autor participou nas seguintes obras: Antologia Poética Luso-Francófona À Sombra do Silêncio/À L’Ombre du Silence, na Antologia Galaico-Portuguesa Poetas do Reencontro e A Norte do Futuro, homenagem poética a Paul Celan.  Em 2020 Editou o seu primeiro livro: A Volta À Vida Á Volta do Mundo; em 2021 Desaguo numa imensa sombra. Dois livros editados pela Poética Edições.

Pode ler (aqui) todas as crónicas de Jorge C Ferreira


Leia também

18 Thoughts to “Crónica de Jorge C Ferreira | Noites especiais”

  1. Manuela Moniz

    Tenho dificuldade em expressar-me perante o encanto que me causou este maravilhoso e poético texto.
    Será que existem noites mais belas que as noites de luar? Já as contemplei no campo, em vilas, em cidades, no mar e na janela do meu quarto. São sempre de uma beleza arrepiante. Inspiradoras e sonhadoras de poetas e namorados. Nos meus tempos de menina e moça, quando a minha vida era feita de sonhos, juntavamo-nos , os amigos, nas noites de Verão, junto ao mar, a ouvir dois amigos a cantar baladas de Coimbra. Um deles era e é, um dos meus irmãos.
    Quantas noites especiais e mágicas, nesse tempo, em que o sonho e ‘a meia noite ao luar’ comandavam as nossas vidas.
    Obrigada, querido Jorge, por tão belas lembranças.

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Manuela. Que comentário bonito. Quanto csminho percorreste. Esse luar mágico no meio do mar. As baladas ao luar. Tão bom. Abraço grande

  2. Regina Conde

    Crónica que se transformas num conto de encantar. Tanta simbologia. ao mesmo tempo que li dividi a minha vida, a infância e idade adulta. Em pequena passava férias em casa dos meus avós paternos. De noite os lobos faziam-se ouvir. Sabia que rondavam a casa. Tanto medo. Seria cerimónia de acasalamento? O lobo é um animal muito especial, olhos de azul anil. A enorme capacidade visual é estimulada pela claridade da lua. Inicia-se o alvoroço. Acontecem as noites especiais. Talvez se morra de espanto e não sabemos. adoro ler os teus contos. Obrigada Jorge.

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Regina. Tão bonito o que escreveste. Olhar um lobo nos olhos e resistir. O tal azul. O munto dos sonhos. Abraço grande.

  3. Cecília Vicente

    Deambulando pelo texto confesso que desanuviei pensamentos, entrei por portas fechadas, abri mil lembranças, viajei pelo universo incomparável do escritor. Marquei a ilusão, visitei a lua, fiquei-me pelas estrelas tal como o principezinho. Fascinantemente cativada. Obrigada, meu amigo. Abraço!

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Cecília. Que bom este texto te ter aberto esses caminhos. Belo comentário. Abraço

  4. António Feliciano de Oliveira Pereira

    O que somos; o que já fomos e o que vivemos, seremos revelados um dia, com o mesmo espírito ou com outro, é um mistério que a lua ajudará a pôr a nu(?)!
    Um abraço, Jorge!

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado António. Será que alia vai contar todos esses segredos. Belo pensamento. Grande abraço

  5. Isabel Torres

    Mais uma bela crónica. Podemos lê-la em diversas perspectivas. Escolho o sentido da vida. Este refém do belo e do amor numa leitura de presente e de passado e incógnito para o futuro. Tantas e tantas respostas em aberto para as mesmas questões, quer ao nível da humanidade quer ao pessoal. Uma crónica que nos situa perante o mistério da vida e o mistério de cada ser iindividual.

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Isabel. É isso, minha Amiga. Cada um faz a sua leitura, escolhe o seu caminho. Os mistérios fazem parte do nosso viver. Abraço grande

  6. Maria Luiza Caetano Caetano

    Que crónica tão linda e especial.
    Um tema profundo e deslumbrante. Fala da lua, o astro que ilumina o céu e não deixa que a noite seja tão escura, dá-lhe um tom de azul, indescritível. É difícil perceber o tom azul do céu imenso, onde à noite a lua se aninha.
    Fala da infância, que bom. É aí que tanta coisa começa. Espreitar a noite, olhar o céu e as estrelas e esperar que alguma se desloque. Mas olhar a lua cheia os meus olhos ficavam presos no seu sombreado e o meu imaginário, descobria sempre qualquer figura. Hoje ainda, no canto onde à noite me sento e olho a janela, a lua espreita-me, sei que ela vem buscar o meu olhar. Eu deixo que ela o leve …
    Tantas foram as noites, em céu aberto eu me deslumbrei com a Lua Cheia. Foi fascinante.
    Mas continuam as mesmas interrogações, da infância ! Mistérios que alguém há-de desvendar.
    Foi tão lindo o que li, meu querido amigo. Falou da infância, do amor e da lua. De um jeito tão próprio, o seu. Adorei obrigada . Abraço imenso.

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Maria Luiza. Sempre tão belos os seus comentários. A sua leitura sempre abrangente. O percurso dos mistérios. Grande abraço, minha Amiga

  7. Eulália Pereira Coutinho

    Tão belo o que escreve. Deixei-me levarao tempo da minha infância. Vi o céu da aldeia onde nasci. O céu pertencia-nos. A lua era um mistério. Fascínio. Ofuscava as estrelas. As lendas tornavam a lua poderosa.
    Nada é igual a uma noite de lua cheia.
    Tantos anos passaram e o fascínio leva-nos a tantas interrogações.
    Obrigada meu amigo.
    Grande abraço

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Eulália. A nossa infância sempre presente. Parece que haviam mais estrelas no céu. As eternas interrogações. Abraço forte.

  8. Cristina Ferreira

    Uma crónica muito bela. À medida que fui lendo, fui recuando várias décadas, até chegar aquela noite em que pela primeira vez pude observar as estrelas e sentir o vento nocturno no rosto. Foi uma sensação única e inesquecível. Pela primeira vez após vários anos senti o respirar da liberdade. Hoje, continua a ser dos momentos que mais aprecio e emociona, apreciar a noite, a lua e as estrelas.
    Abraço, poeta.

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Cristina. Belo o que dizes. Que mantenhas o fresco no teu rosto. Que as estrelas te anunciem algo de bom. Abraço

  9. Ivone Maria Pessoa Teles

    Este teu texto, querido amigo, é bastante intenso, embora numa leitura breve o não parecer. Falas da lua, noites estreladas, pensamentos apaixonados. Mas há algo que traz consigo uma cor, aquela de que gosto mais. O AZUL preenche espaços, envolve palavras, cria mistérios. A lua, seguramente, ( digo eu ), só pode ser azul. E não há fotos trabalhadas, porque o azul é uma cor que pode ser mais quente, mais alegre, brilhante, baça, consoante onde se encontre. É uma cor reflexiva. Não adianta querer mudá-la em ” arranjos fotográficas “. Está para além dessas “minudências”. Tanto pode transmitir PAZ, como guerra. Dependente de sentimentos de pessoas e coisas. E na LUA o azul nasce e morre. Há uma infinidade de ” azuis ” e diz à querida Isaurinda que o azul é, sempre, a cor do afecto. Beijinhos querido amigo/ irmão..

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Ivone, minha querida Amiga/Irmã. A tua leitura é sempre tão especial. Como gosto do que nos escreves. Sempre especial. Sempre Azul. Abraço imenso

Comments are closed.