ASAE instaura 32 processos de contraordenação em empreendimentos turísticos e em estabelecimentos de alojamento local

asae

 

Durante o mês de agosto, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) efetuou uma operação de fiscalização a nível nacional, direcionada aos empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local.

A fiscalização teve como principal objetivo o “cumprimento dos requisitos gerais e específicos no âmbito da prevenção da pandemia, nas áreas de maior afluência nesta época de férias de verão”, referiu a ASAE hoje em comunicado.

Foram fiscalizados 297 operadores económicos, tendo sido instaurados 32 processos de contraordenação, sendo as principais infrações detetadas as seguintes:

  • falta de afixação ou afixação fora de prazo, no exterior, da placa identificativa da classificação do empreendimento turístico;
  • falta do livro de reclamações em formato eletrónico;
  • falta de observância das regras de ocupação, lotação, permanência e distanciamento físico nos estabelecimentos de restauração e bebidas.

A falta de afixação ou afixação fora de prazo, no exterior, da placa identificativa da classificação do empreendimento turístico e a falta de observância das regras de ocupação, lotação, permanência e distanciamento físico nos respetivos estabelecimentos de restauração e bebidas levou à suspensão temporária de 2 estabelecimentos.

No que se refere ao cumprimento do certificado digital COVID ou à apresentação de teste negativo foram verificados “2227 clientes, não tendo sido detetadas irregularidades”.

 

Leia também