Ciclismo | Maria Martins e Rodrigo Caixas sagraram-se campões da europa no Campeonato da Europa de Pista

ciclismo

 

Terminou hoje o Campeonato da Europa de Pista de juniores e sub-23, que decorreu em Apeldoorn, nos Países Baixos.
Os 4 atletas que representaram Portugal em Apeldoorn foram Maria Martins, Diogo Narciso, Rodrigo Caixas e Beatriz Roxo (juniores femininos).

Maria Martins que participou recentemente nos Jogos Olímpicos de Tóquio onde conquistou um diploma, foi o destaque da participação de Portugal no Campeonato da Europa de Pista ao conquistar 3 medalhas, uma delas de Ouro.

A seleção nacional regressa ao nosso país com mais 5 medalhas:

  • Medalha de Ouro: Rodrigo Caixas em Scratch
  • Medalha de Ouro: Maria Martins em omnium
  • Medalha de Prata: Diogo Narciso na corrida por pontos
  • Medalha de Prata: Maria Martins em scrath
  • Medalha de Prata: Maria Martins na prova por eliminação

Aos 22 anos Maria Martins, que passou pela equipa do ACD Milharado nos escalões mais jovens, conquistou a sua primeira medalha de ouro, medalha que se junta às seis de prata e cinco de bronze já conquistadas pela ciclista em europeus e en nundiais. Desde 2019 que Maria Martins veste a camisola da equipa britânica Drops Cycling Team.

No final da prova os novos campeões europeus descreveram a sua participação:

Não dá para explicar. Ainda não tenho palavras para descrever o que sinto. Quem me acompanha desde muito nova sabe o quanto esta vitória é importante para mim. Já perseguia esta camisola há muito tempo e sempre acreditámos muito que era possível. Sabíamos que última corrida ia ser louca, visto que as oito primeiras estavam na luta pelas medalhas. Sabíamos que tínhamos de pontuar e que a melhor defesa seria o ataque. Quando olhei para o ecrã e vi que estava em primeiro não quis acreditar. Ouvir o hino nacional foi um dos momentos mais bonitos da minha vida. Foi pura felicidade. É impossível descrever. Nunca vou esquecer este momento [Maria Martins]

“Quando entrei em pista não sabia muito bem para o que ia, porque era a minha primeira corrida a este nível. Sabia que estava bem e tinha motivação para discutir os primeiros lugares e, talvez, uma medalha. Mas nunca acreditei que seria campeão da Europa. Aliás, ainda não acredito! Este resultado dá-me muita motivação para continuar a trabalhar, de olhos postos no futuro.” Rodrigo Caixas

[Imagens: FPC/ Montagem de imagem da capa: Jornal de Mafra]

 

Leia também