Ciclismo | Primeira Volta a Portugal feminina vai passar por Mafra

VPCF

 

Entre 2 e 5 de setembro, cerca de uma centena de ciclistas irão percorrer os 259,3 quilómetros na primeira edição da Volta a Portugal Feminina.

Segundo o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, “a Volta a Portugal Feminina será uma motivação para as mais jovens ciclistas prosseguirem as suas pedaladas de desenvolvimento desportivo, tendo como horizonte uma carreira entre a elite. Será também uma forma de atrair novas praticantes de competição, dado o enorme poder de atração e simpatia popular gerado pela marca Volta a Portugal”.

A corrida terá quatro etapas e contará com a presença de equipas portuguesas, espanholas e britânicas.

O percurso é um itinerário geográfico, mas também histórico e de memória, ligando este momento inicial da Volta a Portugal Feminina à primeira edição da Volta masculina, mas também recordando figuras emblemáticas do ciclismo feminino nacional, como Oceana Zarco [Federação Portuguesa de Ciclismo]

As etapas da prova são as seguintes:

2 de setembro – 1.ª etapa: Cacilhas (Almada) a Setúbal (81,5 Km)
3 de setembro – 2.ª etapa: Mafra a Loures (72 km)
4 de setembro – 3.ª etapa: Vila Franca de Xira (contrarrelógio individual) (11,1 km)
5 de setembro – 4.ª etapa: Caldas da rainha a Lisboa (94,7 km)

Em Mafra, a concentração e a partida simbólica irá ocorrer pelas 14h00, no Largo General Humberto Delgado e a partida (real) ocorrerá junto a entrada da Tapada Nacional de Mafra às 14h15.

O percurso em Mafra é o seguinte:

vc2
Imagens: FPC

vc1

[Imagens na capa a partir do cartaz/ montagem de capa: Jornal de Mafra]

 

Leia também