2.300 euros (mais IVA) para limpar o ato de vandalismo no Padrão dos Descobrimentos (suspeita já identificada)

pd

 

O Padrão dos Descobrimentos foi alvo de vandalismo no passado domingo, tendo aparecido com um grafiti de cerca de 20 metros. A frase escrita em inglês era a seguinte: “Blindly sailing for monney, humanity is drowning in a scarllet sea lia” (Velejando às cegas por dinheiro, a humanidade afunda-se num mar de sangue).

A Polícia Judiciária (PJ) confirmou hoje que “assumiu a investigação, relativamente ao crime de dano qualificado, recentemente praticado no Padrão dos Descobrimentos” tendo iniciado as diligências destinada à “recolha de elementos de prova e para a descoberta da autoria do ato ilícito” acrescentando que “foi identificada como suspeita da prática dos factos uma cidadã estrangeira, que já terá praticado atos da mesma natureza noutros locais e que, entretanto, se ausentou do território nacional”.

O monumento começou a ser limpo na tarde de ontem, depois de a Polícia Judiciária ter concluído as investigações no local, tendo ficado concluída por volta da meia-noite.

A câmara condenou o ato de vandalismo afirmando que “todos os atos de vandalismo contra o património coletivo da cidade são inaceitáveis” referiu que a limpeza do monumento esteve a cargo de “uma empresa especializada, que utilizou uma técnica que minimiza danos na pedra do Monumento”.

Esta tarde a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) disse à Lusa que irá assegurar os 2.300 euros + IVA que custou a limpeza do graffiti.

A PJ assegura que a “investigação prossegue com a adoção das medidas processuais adequadas à situação”.

[Imagem: CML]

Leia também