Torres Vedras vai ser o primeiro município com 100% de recolha gratuitamente de seringas/agulhas usadas nas farmácias

ser

 

O projeto inovador “Seringas Só No Agulhão”, foi criado em 2019 pela Associação de Farmácias de Portugal, com o objetivo de encontrar uma resposta para a falta de soluções seguras e ecológicas de recolha das seringas usadas pelos doentes diabéticos, bem como de todos os doentes que necessitam de medicamentos injetáveis.

Foram já recolhidas, gratuitamente, mais de 300 mil seringas e agulhas usadas através deste projeto.
Torres Vedras vai ser o primeiro município com cobertura a 100% da sua rede de farmácias a recolherem gratuitamente seringas/agulhas usadas pelos doentes. Este projeto surgiu de uma das propostas aprovadas no Orçamento Participativo 2021, por Maria Manuela Hortas da Silva Pacheco e o montante a atribuir é de 5.000,00 €.

“Quem ganha o projeto são aqueles que votaram e quem votou foi a população”, referiu Maria Manuela Hortas da Silva Pacheco. Acrescentando que foi “uma grande vitória” porque a população reconheceu o seu interesse por se tratar de uma questão de saúde pública e ambiental.

A presidente da Associação de Farmácias de Portugal diz ter esperança de que o impacto que o projeto vai ter em Torres Vedras tenha efeito fora do concelho e que outros o recebam e, “melhor ainda“, que o Ministério da Saúde o reconhecesse como “importante para o país todo e o implementasse a nível nacional, que é o objetivo final do projeto”.

 

Leia também