Equipa Portugal conquistou o melhor resultado de sempre nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

medalhas JOT

 

Chegaram ao fim os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e a Equipa Portugal teve o seu melhor resultado de sempre em Jogos Olímpicos.

O balanço que fazemos da Missão, em temos gerais, é um balanço positivo. Felizmente os Jogos realizaram-se e apesar de todas as limitações, apesar de todos os constrangimentos, apesar de todas as circunstâncias adversas, nós consideramos que valeu a pena, referiu o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino.

Os portugueses alcançaram 4 medalhas (o máximo era de 3 medalhas):

  • 1 de ouro: Pedro Pablo Pichardo (Atletismo, triplo salto)
  • 1 de prata: Patrícia Mamona (Atletismo, triplo salto)
  • 2 de bronze: Jorge Fonseca (Judo, -100 kg) e Fernando Pimenta (Canoagem, K1 1000)

Também o número de diplomas alcançados em Tóquio foi o melhor de sempre, num total de 15 (4 medalhados + 11 atletas entre a 4.ª e a 8.ª posição), batendo os 13 diplomas de Atenas 2004 .

Os 11 atletas que receberam diploma foram: Auriol Dongmo (Atletismo, lançamento do peso), Liliana Cá (Atletismo, lançamento do disco), João Vieira (Atletismo, 50 km marcha), Emanuel Silva-João Ribeiro-Messias Baptista-David Varela (Canoagem, K4 500), Teresa Portela (Canoagem, K1 500), Maria Martins (Ciclismo, omnium), a Equipa Equestre de Dressage (Maria Caetano-Rodrigo Torres-João Torrão), Catarina Costa (Judo, -48 kg), Gustavo Ribeiro (Skateboarding, street), Yolanda Hopkins (Surf, shortboard) e Jorge Lima-José Costa (Vela, 49er).

Foram ainda batidos 3 recordes nacionais e 5 recordes pessoais e estabelecidas 17 melhores marcas e 27 melhores classificações em Jogos Olímpicos.

A Equipa Portugal presente em Tóquio foi constituída por 91 atletas (devido à baixa de Frederico Morais) que participaram em 67 eventos divididos por 17 modalidades (23 disciplinas).

A primeira medalha olímpica conquistada pela Equipa Portugal foi em Paris no ano de 1924 através da equipa de hipismo (Aníbal Borges de Almeida, Hélder de Sousa Martins e José Mouzinho de Albuquerque) que ficou em terceiro lugar na prova de obstáculos.

Terminados os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 a Equipa portuguesa soma 28 medalhas conquistadas desde Paris 1924.

Todos os resultados Jogos Olímpicos de Tóquio podem ser consultados aqui.

[Imagens: Comité Olímpico de Portugal/ Montagem imagem de capa: Jornal de Mafra]

Leia também