Barómetro de empresas do concelho de Mafra (constituição/dissolução) no 1º semestre de 2021

Barometro

 

No 1.º semestre deste ano (janeiro a junho), pelo menos 662 empresas apresentaram a sua prestação de contas, 27 aumentaram o seu capital, uma reduziu o seu capital e 13 mudaram de sede (7 vieram de fora do concelho – de Loures, Lisboa, Alcobaça e Vila Franca de Xira).

No mesmo período constituiram-se 174 empresas e 5 associações, tendo ocorrido 133 dissoluções de empresas.

b1

 

A relação constituição/dissolução por freguesia, no 1.º semestre de 2021 foi a seguinte:

As novas empresas do concelho são do setor terciário (145) dedicam-se essencialmente aos serviços. As freguesias com mais novas empresas são a Ericeira e Mafra.
O Mês em que foram criadas mais empresas foi o mês de maio.

b2 b3

b6


As dissoluções ocorreram sobretudo na freguesia de Mafra e em empresas do setor terciário ligadas sobretudo ao comércio e aos serviços.

Por todo o concelho encerraram restaurantes e pastelarias, uma fábrica de cervejas, várias lojas (de roupa, de cosméticos, do ramo alimentar, de artigos de decoração, etc.), centros de estudo, creches e colégios, empresas do ramo imobiliário e turístico e várias empresas de apoio a outras às empresas.

O mês em que mais empresas fecharam as suas portas foi fevereiro (66) e junho foi o mês em que fecharam menos (3).

b4 b5

 

b7

Em 2020, ano em que a pandemia se “instalou”, e no mês de março, no país e no concelho de Mafra constituiram-se 208 empresas e 10 associações, tendo sido dissolvidas 104 empresas.

Em 2019 criaram-se 438 empresas e 127 fecharam as suas portas.

 

Leia também