Pedro Pichardo bate recorde nacional e conquista medalha de ouro para Portugal nos Olímpicos de Tóquio

 

O atleta Pedro Pablo Pichardo conquistou na madrugada desta quinta-feira a primeira medalha de ouro para Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio’2020.

Para além da medalha de ouro Pichardo bateu recorde nacional no triplo salto masculino, fixando a marca nos 17.98 metros.

No final da prova o atleta afirmou “O privilégio é para mim, representar Portugal e ter o prazer de Portugal ter-me escolhido para representá-lo. É a única forma que tenho de agradecer o país. Acreditava que levava o país comigo. Tenho recebido imensas mensagens, com quase todo o país a dar-me apoio”.

Portugal soma assim 4 medalhas em Tóquio’2020: o ouro de Pichardo , o bronze de Jorge Fonseca, no Judo, e de Fernando Pimenta, na canoagem, e a prata de Patrícia Mamona, no triplo salto.

A Equipa Portugal, que traçou como objetivos para estes jogos olímpicos a conquista de 2 medalhas, 12 diplomas e 26 top-16, até ao momento já alcançou 3 medalhas e 7 diplomas.

A Equipa Portugal conquistou até ao momento os seguintes diplomas: Yolanda Sequeira (surf), Gustavo Ribeiro (skate), Catarina Costa (judo), a seleção portuguesa de ensino em equestre (Maria Caetano, Rodrigo Torres e João Miguel Torrão), Auriol Dongmo (lançamento do peso), Liliana (lançamento do disco), Jorge Lima e José Costa (vela 49er) e Teresa Portela (canoagem)

O diploma olímpico é atribuído aos atletas que ficam classificados entre a quarta e a oitava posição na final de cada disciplina.

[Imagens: FB comité olímpico Portugal]

   

Leia também