Cinema | Estreias da Semana – 29 de julho 2021

 

Estreias da Semana – 29 de julho 2021

 

Aya e a Feiticeira

Título original: Aya to Majo
De: Goro Miyazaki
Com: Shinobu Terajima, Etsushi Toyokawa, Gaku Hamada
Classificação: M/6
Outros dados: JAP, 2020, Cores, 82 min

Aya tem 10 anos e foi deixada num orfanato ainda bebé. Ela adora viver lá, sobretudo porque tem a incrível habilidade de fazer com que toda a gente faça exatamente o que quer. A última coisa que Aya deseja é ser adotada pela feiticeira Bella Yaga… mas, pela primeira vez na sua vida, o seu desejo não é atendido. Apesar de contrariada e triste de abandonar os seus amigos, coloca a sua melhor cara e sorriso forçado e vai. Afinal sempre quis aprender magia! Mas Aya precisará de toda a sua ingenuidade para, com a ajuda do gato de Bella Yaga, conseguir sobreviver e, sobretudo florescer.

 

D’Artacão e os Três Moscãoteiros: O Filme

Título original: Dogtanian and the Three Muskehounds
De: Toni Garcia
Classificação: M/6
Outros dados: 2021, Cores, 84 min.

D’Artacão é um jovem impulsivo e idealista que vive retirado do mundo numa pequena quinta da Gasconha. Alheio às intrigas de poder e às ameaças de guerra que pairam entre França e Inglaterra, ele tem um único objetivo na vida: juntar-se aos melhores espadachins do país e contribuir para as lendas e façanhas dos Moscãoteiros de Suas Majestades o rei Luís XIII e a rainha Ana de Áustria. Montado no seu desastrado cavalo Rofty, D’Artacão parte rumo a Paris, a capital do mundo, para tentar alistar-se. Uma vez lá chegado, a sua ingenuidade e tendência natural para combater as injustiças vão trazer-lhe alguns problemas. Quando entra ao seu serviço o escudeiro Pom, um rato brigão e fura-vidas, os problemas tornam-se ainda maiores.

 

Funeral de Estado

Título original: State Funeral
De: Sergei Loznitsa
Género: Histórico, Documentário
Classificação: M/12
Outros dados: HOL/Lituânia, 2019, Cores, 135 min

A partir de imagens de arquivo únicas, muitas inéditas, Loznitza retrata o funeral de Estaline como o culminar do culto à personalidade do ditador. A notícia da morte de Estaline, a 5 de Março de 1953, deixou em choque a União Soviética. Milhares de pessoas estiveram presentes nas cerimónias fúnebres. Observamos todas as etapas da cerimónia fúnebre, descrita pelo jornal Pravda como “a Grande Despedida”. Loznitza aborda a questão do culto à personalidade de Estaline como uma forma de ilusão induzida pelo terror. Retrata a natureza do regime e o seu legado, que continua a assombrar o mundo contemporâneo.

 

Jungle Cruise – A Maldição nos Confins da Selva

Título original: Jungle Cruise
De: Jaume Collet-Serra
Com: Dwayne Johnson, Emily Blunt, Edgar Ramírez, Paul Giamatti
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 2021, Cores, 127 min

Dwayne Johnson e a Emily Blunt juntam-se na aventura de uma vida no novo filme da Disney, uma expedição cheia de peripécias pela Amazónia, com o carismático Capitão Frank Wolff e a Dra. Lily Houghton, uma determinada exploradora. Lily viaja de Londres para a selva Amazónica e recruta os serviços questionáveis de Frank, para a guiar pelo rio abaixo, no La Quila – o seu charmoso barco que se está a desfazer. Ela está determinada a encontrar uma árvore antiga com capacidades de cura inigualáveis, que pode mudar o futuro da medicina. Impulsionados por esta jornada épica, a improvável dupla vai encontrar inúmeros perigos e forças sobrenaturais, todos à espreita na beleza enganadora da exuberante floresta tropical. Mas, à medida que os segredos da árvore vão sendo revelados, os riscos tornam-se cada vez maiores para Lily e Frank e o seu destino, assim como o da humanidade, estará em jogo.

 

Nas Tuas Mãos

Título original: Au Bout des Doigts
De: Ludovic Bernard
Com: Lambert Wilson, Kristin Scott Thomas, Jules Benchetrit, Karidja Touré
Género: Drama, Romance
Classificação: M/12
Outros dados: FRA/BEL, 2018, Cores, 105 min

A música é o segredo de Mathieu Malinski, um assunto de que ele não se atreve a falar nos subúrbios onde mora e se entretém com os amigos. Quando um dos assaltos que ele faz com o seu bando o leva para a prisão, Pierre Geithner, o diretor do Conservatório Nacional Superior de Música, consegue libertá-lo, a troco de trabalho comunitário. Mas a ideia de Pierre é outra: ele detetara em Mathieu um futuro grande pianista e inscrevera-o num concurso nacional. Mathieu entra assim num novo mundo, do qual desconhece as regras, tem aulas com a intransigente “Condessa” e conhece Anna por quem se apaixona. Para alcançar sucesso no concurso em que se jogam os destinos de todos os participantes, Mathieu, Pierre e a Condessa têm de aprender a ir além dos seus preconceitos…

 

Presos no Tempo

Título original: Old
De: M. Night Shyamalan
Com: Gael García Bernal, Vicky Krieps, Thomasin McKenzie, Embeth Davidtz
Género: Thriller
Classificação: M/14
Outros dados: EUA, 2021, Cores, 108 min

Este verão, o visionário realizador M. Night Shyamalan apresenta um novo, arrepiante e misterioso thriller de uma família que, enquanto estão numas férias paradisíacas, descobrem que a praia isolada onde estão está, de alguma forma, a fazê-los envelhecer rápida e inesperadamente… reduzindo toda a sua vida a um único dia. No impressionante elenco do filme contamos com o vencedor do Globo de Ouro® Gael García Bernal, Vicky Krieps (Linha Fantasma), Rufus Sewell (O Homem do Castelo Alto) e Ken Leung (Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força).

 

 

   

Leia também