ASAE suspende 11 estabelecimentos e instaura 38 processos por incumprimento das regras de desconfinamento

asae

 

De modo a garantir que as regras estabelecidas no plano de desconfinamento são cumpridas, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou na noite passada uma operação de fiscalização direcionada a estabelecimentos de restauração e bebidas.
Durante esta ação foram fiscalizados 201 operadores económicos, instaurados 38 processos de contraordenação e determinada a suspensão de atividade de 11 estabelecimentos.

Dos processos de contraordenação, 23 estão relacionados com incumprimento das regras estabelecidas em contexto de pandemia, sendo:

  • 18 por incumprimento das regras de lotação, distanciamento físico, venda de bebidas alcoólicas após as 21h, falta de máscara ou viseira e falta de observância da suspensão de atividade
  • 3 por não cumprimento das regras relacionadas com a verificação de certificado digital COVID ou teste negativo ou permanência no interior do estabelecimento de restauração sem o mesmo.

As ações contaram com um empenhamento de 80 inspetores e com a colaboração da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública, tendo decorrido nas cidades de Matosinhos, Guimarães, Chaves, Figueira da Foz, Viseu, Lisboa, Elvas e Albufeira.

[Imagem: ASAE]

 

Leia também