Realiza-se hoje em formato online a 6.ª edição do “#Palace Day”

PNMAFRA scaled

 

A 19 de julho, a Associação das Residências Reais Europeias (ARRE) assinala anualmente o “#Palace Day”, iniciativa que vai já na sua 6.ª edição e que envolve mais de 100 Palácios e Residências Reais de todo o mundo.

O Palácio Nacional de Mafra associa-se mais uma vez a esta iniciativa, que este ano decorre totalmente online e se celebra nas redes sociais dos monumentos aderentes. Segundo a organização desta iniciativa, o tema deste ano “As pessoas” pretende celebrar as pessoas que contribuíram e contribuem para dar vida a estes monumentos.

Por mais de um ano, Covid 19 esvaziou residências reais e museus de seus visitantes. É por isso que esta 6ª edição será dedicada aos homens e mulheres que contribuíram, e contribuem, para dar vida a estes palácios-museus, casas históricas e instituições culturais. O Palace Day 2021 deseja virtualmente “repovoar” estes locais de cultura! Ontem, famílias reais, cortesãos e servos se reuniram todos os dias. Hoje, visitantes e curiosos descobrem os palácios preservados por artesãos e profissionais que trabalham nos bastidores.
Então, por um dia, vamos dar lugar a essas pessoas, esses reis e rainhas, essas pessoas sombrias e esses visitantes, para nos contar e compartilhar nossa herança”

Assim, ao longo do dia de hoje, os Palácios vão fazer publicações nas suas redes sociais, nas quais relembrarão algumas das figuras históricas que por lá passaram e darão a conhecer algumas das pessoas que atualmente, nos bastidores, mantêm este património vivo.

Em Portugal, para além do Palácio Nacional de Mafra também aderiram a esta iniciativa, o Palácio Nacional de Queluz, o Palácio Nacional de Sintra, o Palácio Nacional da Pena e o Palácio de Monserrate.

 

Leia também