Cinema | Estreias da Semana – 15 de julho 2021

Cinema Estreias da semana

 

Estreias da Semana – 15 de julho 2021

 

f1 2À Espera dos Bárbaros

Título original: Waiting for the Barbarians
De: Ciro Guerra
Com: Mark Rylance, Johnny Depp, Robert Pattinson
Género: Drama
Classificação: M/16
Outros dados: EUA/ITA, 2019, Cores, 112 min

O Magistrado (Mark Rylance), administrador de um povoado isolado na fronteira com um império não identificado, antevê uma reforma tranquila, até à chegada do Coronel Joll (Johnny Depp), que tem como missão fazer um relatório relativo às atividades dos “bárbaros” e aos procedimentos de segurança na fronteira. Joll leva a cabo uma série de interrogatórios implacáveis. O tratamento que o Coronel dispensa aos “bárbaros” e a tortura de uma jovem “bárbara” levam o Magistrado a ter uma crise de consciência e a um quixotesco ato de rebelião. Baseado no romance de J M Coetzee, Prémio Nobel de Literatura de 2003.

 

f2 2A Voz Humana

Título original: The Human Voice
De: Pedro Almodóvar
Com: Tilda Swinton, Agustín Almodóvar, Miguel Almodóvar, Pablo Almodóvar
Género: Drama
Outros dados: ESP, 2020, Cores, 78 min

(Filme, de 30 min, seguido de projeção de entrevista com Pedro Almodóvar e Tilda Swinton, de 48min). Uma mulher, uma mala e um cão. Enquanto ela espera que o seu ex-amante venha buscar as suas coisas, um tumulto emocional percorre-a e explode em todo o tipo de estados de sofrimento. Da raiva ao desprezo, ela enfrenta a mágoa de ser abandonada, tendo por seu único companheiro um cão que também perdeu o seu dono. Inspirado no monodrama homónimo escrito por Jean Cocteau em 1928, esta curta-metragem de Pedro Almodóvar nasce da natureza trágica e excêntrica que caracteriza a obra do cineasta e marca a primeira, e muito aguardada, colaboração entre o cineasta e Tilda Swinton.

 

f3 2Escape Room 2: Sem Saída

Título original: Escape Room: Tournament of Champions
De: Adam Robitel
Com: Taylor Russell, Logan Miller, Thomas Cocquerel, Holland Roden, Indya Moore
Género: Terror
Classificação: M/14
Outros dados: EUA, 2021, Cores, 88 min

Eis a sequela do thriller psicológico de sucesso que aterrorizou o público por todos os cantos do mundo. Neste filme, seis pessoas dão por si, involuntariamente, presas numa série de escape rooms. Enquanto descobrem lentamente o que têm em comum para sobreviver, descobrem também que já todas participaram neste jogo…

 

 

f4 2Gunpowder Milkshake: Mistura Explosiva

Título original: Gunpowder Milkshake
De: Navod Papushado
Com: Karen Gillan, Carla Gugino, Lena Headey, Paul Giamatti
Género: Thriller, Aventura
Classificação: M/16
Outros dados: EUA/FRA/ALE, 2021, Cores, 114 min

Sam tinha apenas doze anos quando a mãe, Scarlet, uma assassina profissional, se viu obrigada a abandoná-la. Sam foi criada pela Firma, uma implacável organização criminosa para a qual a mãe trabalhava. Agora, quinze anos depois, Sam seguiu os passos da mãe e tornou-se uma assassina temível que usa as suas “aptidões” para resolver as trapalhadas mais perigosas da Firma, com a supervisão de Nathan. Ela é tão eficiente quanto leal. Mas quando um trabalho de alto risco corre mal, Sam tem de escolher entre servir a Firma ou proteger a vida de uma inocente menina de oito anos – Emily. Sob perseguição, Sam tem apenas uma hipótese de sobreviver: reencontrar a mãe e as suas letais associadas, As Bibliotecárias. Estas três gerações de mulheres têm de aprender a confiar umas nas outras, enfrentar a Firma e o seu exército de capangas, e infernizar a vida de quem lhes pode tirar tudo.

f5 1Space Jam: Uma Nova Era

Título original: Space Jam: A New Legacy
De: Malcolm D. Lee
Com: LeBron James (Voz), Zendaya (Voz), Don Cheadle (Voz), Jim Cummings (Voz)
Género: Animação, Comédia, Aventura
Classificação: M/6
Outros dados: EUA, 2021, Cores, 115 min.

Bem-vindos ao Jam! LeBron James, campeão da NBA e ícone mundial, parte numa aventura épica lado a lado com o eterno Bugs Bunny no filme evento de animação e imagem real “Space Jam – Uma Nova Era”. Esta jornada de transformação é um tresloucado agregado de dois mundos, que revela até onde vão alguns pais na tentativa de criar laços com os seus filhos. Quando LeBron e Dom, o seu filho, são aprisionados numa realidade digital por uma Inteligência Artificial, LeBron terá de os fazer regressar salvos a casa liderando Bugs, Lola Bunny e todo o gangue de assumidamente indisciplinados Looney Tunes numa vitória em campo contra os campeões digitais da IA: um bando altamente equipado de estrelas profissionais do basquete como nunca se viu. São Tunes contra Goons no desafio de mais alto risco da sua vida, que irá redefinir o laço de LeBron com o seu filho e destacar a importância e o poder de sermos genuínos. Os Tunes, mais que prontos para a ação, destroem convenções, revelam os seus talentos únicos e surpreendem inclusive o Rei James ao jogarem de acordo com as suas próprias regras.

 

f6 1Visões do Império

Título original: Visões do Império
De: Joana Pontes
Género: Documentário
Outros dados: POR, 2020, Cores, 92 min

Uma viagem colectiva ao passado colonial através de uma selecção de fotografias do império português, dos finais do século XIX até à Revolução de Abril de 1974. As reflexões suscitadas pela revisitação de fotografias da infância da realizadora em Angola são o fio condutor de uma procura de contextos e sentidos sobre a documentação fotográfica do império colonial português. Essa demanda leva a realizadora ao encontro de dois investigadores, Filipa Lowndes Vicente e Miguel Bandeira Jerónimo.

 

Leia também