Tempo Quente coloca distrito de Lisboa sob Alerta Amarelo

TQ

 

A temperatura máxima, que tem estado abaixo da média para esta época do ano, em quase todo o território nacional, vai subir “gradualmente para valores acima da média” na maioria do território.

Devido ao “transporte de uma massa de ar tropical seco, proveniente do interior da Península Ibérica” o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma “subida gradual dos valores da temperatura, em especial da máxima” até amanhã, dia 10 de julho.

A previsão do IPMA , para amanhã dia 10 de julho é de que “os valores da temperatura máxima deverão variar aproximadamente entre 33 e 38°C, com exceção da faixa costeira ocidental, onde deverão ser inferiores e variar entre 24 e 30°C, e em alguns locais do interior do Alentejo e vale do Tejo, onde se poderão atingir valores da ordem de 40°C”.

Estão 9 distritos em Alerta Amarelo devido ao tempo quente, entre eles o distrito de Lisboa para o qual foi emitido o seguinte alerta:

Amarelo – Tempo Quente
Persistência de valores elevados da temperatura máxima.
Válido entre 2021-07-09 12:00:00 e 2021-07-10 18:00:00 (hora UTC)

Por estes dias as noites serão frescas na maioria do território, mas nas terras altas e no Algarve estão previstas noites tropicais.

Mas ainda não é desta que o Verão veio para ficar uma vez que está prevista a “entrada de ar marítimo, originará uma descida gradual da temperatura máxima, a estender-se do litoral para o interior” para os dias 11 e 12 de julho.

 

Leia também