Luís Filipe Vieira foi hoje detido por suspeita de vários crimes de natureza financeira

benfica luis filipe vieira

 

Foram hoje cumpridos cerca de 45 mandados de busca nas áreas de Lisboa, Torres Vedras e Braga, que deram origem a quatro detenções.

Os detidos são dois empresários (José António dos Santos -‘Rei dos Frangos’ e Bruno Macedo), um agente desportivo (Tiago Vieira) e um dirigente desportivo, o presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira.

Nas buscas, que incidiram em domicílios, escritórios de advogados, numa instituição bancária e em instalações de sociedades (entre elas a Avibom, com sede no Ramalhal, em Torres Vedras).

Segundo o Ministério Público, as detenções foram efetuadas atendendo aos indícios já recolhidos, com vista a acautelar a prova, evitar ausências de arguidos e prevenir a consumação de atuações suspeitas em curso.

Em causa estão factos ocorridos desde 2014 até ao presente, suscetíveis de integrarem a prática de crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento, entre outros.

No processo investigam-se negócios e financiamentos num montante total superior a 100 milhões de euros, que poderão ter acarretado elevados prejuízos para o Estado e para algumas das sociedades.

Os detidos serão amanhã presentes a primeiro interrogatório judicial com vista à aplicação de medidas coação, que tendo em consideração a gravidade dos crimes e as exigências cautelares, não deverão passar pelo simples termo de identidade e residência.

Ao que tudo indica, Luís Filipe Vieira irá pernoitar nas instalações da PSP de Moscavide, em Lisboa.

O inquérito é dirigido pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, cuja investigação se encontra a cargo da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e conta com a estreita colaboração da Polícia de Segurança Pública (PSP).

No comprimento dos mandados participaram 66 inspetores tributários, sendo 25 da Direção de Finanças de Braga, 8 da Direção de Finanças do Porto, 26 da Direção de Finanças de Lisboa e 2 da Direção de Serviços de Investigação da Fraude e de Ações Especiais (DSIFAE), para além de 9 elementos do Núcleo de Informática Forense desta Direção.

Participaram ainda 4 magistrados do Ministério Público, 3 Juízes de Instrução Criminal e 74 polícias da PSP, 9 dos quais a exercerem funções no DCIAP.

O inquérito encontra-se em segredo de justiça.

A Direção do Sport Lisboa e Benfica já reagiu à detenção do  seu presidente: “A Direção do Sport Lisboa e Benfica esteve reunida esta tarde, a fim de analisar a situação decorrente da investigação de que é alvo pelas autoridades judiciais o Presidente Luís Filipe Vieira. Todos os membros da Direção estão firmemente determinados a defender sem qualquer reserva, de forma coesa e como lhes compete, os interesses do Clube, que, esclarece-se, não é objeto da investigação”.

[imagem © SLB]

 

 

Leia também