Mafra | Escolas Básicas da Carvoeira e da Ericeira recebem Menção honrosa do Programa Eco-Escolas

eemaf

 

Foram revelados os vencedores dos prémios dos Programas Eco-Escolas e entre os participantes nas atividades “Constrói o Teu Ecoponto Amarelo e Recicla” e “Desafio UHU” existem escolas do concelho de Mafra entre os premiados.

Um dos desafios UHU era a construção de um Mocho em 3D, sendo que para além dos 3 premiados foram ainda entregues 4 menções honrosas, uma delas à Escola Básica da Freguesia da Carvoeira.

ecO projeto envolveu os alunos do 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo) e segundo a sua memória descritiva:

“O interesse começou a crescer cada vez mais, os mais velhos (12 crianças) desenharam um mocho cada um, posteriormente procedeu-se à escolha do mocho, através de votação para execução. Na votação participaram os 20 alunos da sala, assim como em toda e execução do trabalho.
Foram colocados vários materiais de desperdício para reciclarmos. O grupo foi escolhendo o que achava mais pertinente para cada parte do corpo.”

Os materiais escolhidos foram:
Cabeça – papel de folhetos de hipermercado;
Corpo – um globo que anteriormente já tinha sido um pilhão;
Asas – cartão reciclado de uma tipografia e espigas selvagem que sobraram do ramo da espiga;
Patas – caixas de ovos e rolhas;
As penas do corpo e cabeça – com rede de pesca;
Olhos – ovo Kinder e bolotas.

Já na atividade “Constrói o Teu Ecoponto Amarelo e Recicla” coube à Escola Básica da Ericeira receber uma Menção Honrosa.
O projeto que envolveu o Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo e segundo a sua memória descritiva:

ee“Colocámos mãos à obra e desenvolvemos a estrutura em cartão toda ela colada. Forrámos com cartolina amarela e a parte traseira do ecoponto com embalagens da Compal/Tetrapak. Criámos um eixo em madeira para suportar as tampas/rodas do ecoponto. A intenção destas rodas é dar uma certa mobilidade ao eco ponto e assim chegarmos a todos as necessidades. Anexámos uma pega em plástico, oriunda de um brinquedo estragado, para facilitar a locomoção do engenho. A tampa, após destapada, tem uma peça, tipo filtro, que permite apenas inserir e não retirar embalagens. Os pés foram criados com tampas das embalagens Compal/Tetrapak, para manter a estrutura nivelada.”

Materiais utilizados:
Cartão/cartolina
Tampas de plástico
Embalagens Compal/Tetrapak
Madeira
Parafusos
Plástico
Colas

 

[Imagens: eco escolas]

Leia também