OPINIÃO POLÍTICA | José Martinez (CDU) – Venturas e desventuras de mais um mandato de eleitos CDU ao serviço dos munícipes de Mafra

JOSE MARTINEZ

OPINIÃO POLÍTICA | José Martinez (CDU)
Venturas e desventuras de mais um mandato de eleitos CDU ao serviço dos munícipes de Mafra

 

Parte II

Cumprindo a promessa feita na crónica anterior transcrevo a intervenção da CDU – PCP/PEV aquando da apresentação pela Câmara de revisão orçamental dos SMAS em Setembro de 2019.

 

A VERDADE É COMO O AZEITE…

Foram 25 anos de travessia no deserto denunciando a catástrofe que foi para os munícipes a privatização da gestão da água.

Estimamos que a opção ideológica do PSD custou cerca de 60 milhões de euros aos munícipes entre sobre custo da água e indemnização à concessionária.

A nossa satisfação pela remunicipalização da água, contrasta com a indignação pela falta de pudor e humildade do executivo camarário que aparece como salvador do Concelho quando foi o responsável por 25 anos de desperdício de recursos.

Congratulamo-nos com o cumprimento do objectivo de trazer para a esfera pública a gestão da água, objectivo que nunca abandonámos, mas não podemos pactuar com “branqueamentos”.

A vida deu-nos razão. As “caldeiradas” entre o público e o privado só servem para entregar ao capital parcela significativa de impostos e taxas que nos são cobrados.

 O atentado ao interesse público praticado pelo PSD com a entrega da exploração do que é, e sempre foi, 100% nosso, à rapina capitalista, é completamente omitido e a dispendiosa “correcção” (25 milhões de euros) reclamada pela concessionária resultante do cumprimento dos contratos firmados, ratificados em sucessivos aditamentos, é considerada “defesa do superior interesse público”.

De mistificação em mistificação lá se vai o PSD perpetuando no poder camarário escondendo a sua calamitosa gestão contando, neste caso, com a cobertura do Partido Socialista, defendendo o seu “superior interesse”.

Os munícipes responderam ao excessivo custo da água e saneamento com a torneira (diminuindo consumos) e foi essa resposta que obrigou o PSD em defesa do seu “superior interesse”, mascarado de “superior interesse público”, a resgatar a concessão.

Mas o castigo dos munícipes continua.

Os estudos encomendados pelo executivo camarário para suportarem economicamente a decisão da reversão apontam, claramente, para uma diminuição do tarifário em mais de 25%, sem ter em consideração o aumento de consumo que uma redução deste nível provocaria, por aumento do consumo dos actuais consumidores e pela maior atractividade do Concelho.

O PSD, encostado ao PS, prepara-se para continuar a cobrar pela água tarifas superiores aos custos do serviço, transformando um bem essencial em produto fiscal aumentando por esta via as sua receitas.

A CDU tem confiança que os munícipes exijam serviços de qualidade a preços justos com a sua extensão a todos, não descurando o saneamento básico indispensável à qualidade de vida.

A este propósito a CDU disponibilizou às restantes forças políticas fotografias de situação que reclama intervenção imediata dos serviços de saneamento para solução provisória que garanta a saúde pública e conforto mínimo dos residentes e lhes seja comunicado cronograma da intervenção de fundo. A situação é do conhecimento da Câmara Municipal.

O saneamento básico de zonas periféricas não dá muitos votos mas é nosso dever garantir a qualidade de vida de todos os munícipes.

Estamos convictos que com o correcto apoio político, os recém criados SMAS de Mafra, saberão dar resposta às necessidades dos munícipes. A confiança nos seus trabalhadores é total mas orçamentos dos serviços que integrem custos desnecessários, para suportarem tarifas empoladas, não são uma boa ajuda.

Temos que garantir que o resgate da concessão cumpre, efectivamente, o superior interesse público sendo que a gestão pública, não sendo condição suficiente, é, sem dúvida, condição necessária.”

A nossa luta não ficou por aqui. Neste momento estamos a preparar a próxima Assembleia Municipal que tem como “pratos fortes”:

– o financiamento dos transportes de e para os outros concelhos da AML (Área Metropolitana de Lisboa) e dentro do concelho;

– o relatório e contas da GIATUL (empresa Municipal);

_ o relatório e contas da Câmara e contas consolidadas.

A resiliente luta da CDU em Mafra continua e vai continuar!

 

Mafra, 27 de Junho de 2021.


José Martinez
Membro da direção concelhia do PCP e deputado municipal pela CDU.

 


Pode ler (aqui) outros artigos de opinião de José Martinez



As opiniões expressas nesse e em todos os artigos de opinião são da responsabilidade exclusiva dos seus respetivos autores, não representando a orientação ou as posições do Jornal de Mafra

________________________________________________________________________________________________

 

Leia também