10 de Junho | Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

bandeira pt

 

Celebra-se hoje o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas.

Durante o regime ditatorial do Estado Novo, entre 1933 e a Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, o dia 10 de junho era celebrado como o “Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses”. Após a revolução do 25 de abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às Comunidades portuguesas. Portugal é um dos países mais antigos do mundo. Em 1139 tornou-se independente, encontrando-se entre os primeiros 10 países a conquistar a independência.

No ano passado, devido à pandemia, as celebrações do Dia de Portugal ocorreram no Mosteiro dos Jerónimos, com um número reduzido de convidados. Este ano, Marcelo Rebelo de Sousa escolheu a Região Autónoma da Madeira para a realização das comemorações. Na ocasião, o Presidente da República afirmou que estamos “no fim ou quase no fim de uma pandemia muito dolorosa” e que “a nossa vida continua, a nossa vida recomeça, a nossa vida reconstrói-se”.

Assinala-se hoje também o dia em que no ano de  1580 morreu o poeta Luís Vaz de Camões, autor d’Os Lusíadas, a maior obra épica da literatura portuguesa.

 

Leia também