Hoje é Dia Mundial dos Oceanos

PUB

 

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado anualmente a 8 de junho e pretende lembrar a importância dos oceanos enquanto “pulmões do planeta”.

A origem desta data surgiu em 1992, na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou no Rio de Janeiro, a Rio+20. A data oficial, 8 de junho, foi estabelecida em 2008, pelas Nações Unidas.

O tema deste ano é “O oceano: vida e meios de subsistência”.

“Os oceanos produzem 50% do oxigénio do Planeta, sendo por isso reconhecidos como um dos seus pulmões. Além de ser rico em biodiversidade, o oceano é fundamental para a economia e para o desenvolvimento de muitos países; estima-se que mais de 3 mil milhões de pessoas dependem dele para sobreviver.” Greensavers

António Guterres, Secretário-Geral da ONU, afirmou hoje que “(…) muitos dos benefícios que o oceano global oferece à humanidade estão a ser minados pelas nossas próprias ações. Os nossos mares estão sufocados com os resíduos de plástico (…) A sobrepesca está a causar uma perda anual de quase 90 mil milhões de dólares (…) As emissões de carbono estão a provocar o aquecimento e a acidificação dos oceanos, destruindo a biodiversidade e causando o aumento do nível do mar.(…).”

 

Leia também