Hoje é Dia Mundial do Ambiente

PUB

 

O Dia Mundial do Ambiente foi criado pela ONU comemorando-se desde 1974. O objetivo deste dia passa por sensibilizar e consciencializar a população mundial para a importância e preservação do meio ambiente. Celebra-se a 5 de junho, visto que é a data em que se realizou a 1.ª Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente, em 1972, em Estocolmo.

Os alimentos que ingerimos, o ar que respiramos, a água que bebemos e o clima que torna nosso planeta habitável vêm da natureza. Por exemplo, a cada ano, as plantas marinhas produzem mais da metade do oxigénio da atmosfera e uma árvore madura limpa o ar, absorvendo 22 quilos de dióxido de carbono, libertando oxigénio em troca. Apesar de todos os benefícios que nossa natureza nos oferece, ainda a maltratamos. É por isso que precisamos trabalhar nisso. É por isso que precisamos dessa observância” [Nações Unidas]

Este ano, as comemorações internacionais decorrem no Paquistão e o tema é passa pela Restauração dos Ecossistemas.

Os cientistas consideram que os próximos dez anos são essenciais para evitar alterações climáticas catastróficas e a perda da biodiversidade, pelo que foi hoje lançada a Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas (2021-2030), uma iniciativa que visa a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, para o benefício das pessoas e da natureza.

“A existência de ecossistemas mais saudáveis, com uma biodiversidade mais rica, irá produzir maiores benefícios para o planeta e garantir a subsistência de milhares de milhões de pessoas que dependem deles.” [Nações Unidas]

Por restauração de ecossistemas entende-se, auxiliar na recuperação de ecossistemas que foram degradados ou destruídos, bem como conservar os ecossistemas que ainda estão intactos.

Até 2030, a restauração de 350 milhões de hectares de ecossistemas terrestres e aquáticos degradados poderá remover 13 a 26 giga toneladas de gases de efeito estufa da atmosfera.

 

Leia também

Comentário