Cinema | Estreias da Semana – 03 de junho 2021

Cinema Estreias da semana

 

Estreias da Semana – 03 de junho 2021

 

f1As Raparigas

Título original: Las Niñas
De: Pilar Palomero
Com: Andrea Fandos, Natalia de Molina, Zoe Arnao, Julia Sierra
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: ESP, 2020, Cores, 97 min

“Venho para me confessar, senhor Padre, porque pequei. – Que pecados haveis cometido, minha filha? – Nem sei.”No coro de um colégio católico para raparigas, a voz de Celia não deverá ser ouvida. Mas a sua aceitação muda das doutrinas conservadoras de um ambiente absolutamente desprovido de cor e individualidade é abalada pela chegada de uma nova colega, Brisa. Encontrando-se no limiar da adolescência, Celia descobre uma sede de viver em toda a sua glória multifacetada. Rapidamente se desenvolve um laço entre as duas raparigas, e juntas mobilizam-se contra as figuras de autoridade e as suas estritas normas. Através de pequenos actos de rebelião, Celia encontra a coragem para expressar a sua desconfiança crescente no sistema de valores que governa o mundo em que se insere na Espanha da década de 1990, à medida que começam a surgir questões acerca da sua própria família – um tópico sobre o qual a sua mãe sempre se manteve em silêncio.

 

f2Fantasmas do Império

Título original: Fantasmas do Império
De: Ariel de Bigault
Com: Lopes Barbosa, João Botelho, Margarida Cardoso
Género: Documentário
Classificação: M/12
Outros dados: POR, 2020, Cores, 112 min

Uma análise à forma como o Cinema Português abordou a história do império colonial. Aos documentários e ficções do passado colonial, contrapõem-se filmes e olhares contemporâneos. Sete cineastas portugueses – Fernando Matos Silva, João Botelho, Margarida Cardoso, Hugo Vieira da Silva, Ivo M. Ferreira, Manuel Faria de Almeida, Joaquim Lopes Barbosa – assim como José Manuel Costa, director da Cinemateca, e Maria do Carmo Piçarra, investigadora, abrem os cofres da memória, dialogando com os actores Ângelo Torres e Orlando Sérgio. Desvendam os mitos das descobertas, a ficção imperial, a fábrica da epopeia colonial, as máscaras da dominação… fantasmas que persistem ainda hoje. O filme propõe um percurso de emoções nas memórias e nas vivências muito actuais.

 

f3Lassie de Volta a Casa

Título original: Lassie – Eine abenteuerliche Reise
De: Hanno Olderdissen
Com: Nico Marischka, Sebastian Bezzel, Anna Maria Mühe
Género: Drama, Aventura
Classificação: M/6
Outros dados: ALE, 2020, Cores, 96 min

Lassie está de volta com uma nova aventura. Leo, de 12 anos, e a sua adorada cadela de raça Collie, Lassie, são inseparáveis e melhores amigos. Os dois vivem felizes numa aldeia idílica. Quando o pai de Leo perde o emprego, a família tem de se mudar para um apartamento mais pequeno onde não são permitidos cães. Leo fica destroçado e tem de abrir mão de Lassie. A cadela é entregue ao cuidado do conde Stevens que viaja para o Mar do Norte com ela e com a sua exuberante neta Priscila (de 12 anos). Quando o malvado caseiro começa a tratá-la mal, Lassie aproveita uma oportunidade de fuga e inicia uma viagem cheia de aventuras, sempre em busca de Leo. Mas Lassie não foi a única que embarcou numa viagem. Leo também não aguenta mais e vai à procura da sua cadela. Estes dois não são fáceis de derrotar!

 

f4Quo Vadis, Aida?

Título original: Quo Vadis, Aida?
De: Jasmila Zbanic
Com: Jasna Djuricic, Izudin Bajrovic, Boris Ler
Género: Drama, Histórico, Guerra
Classificação: M/14
Outros dados: FRA/POL/HOL/Bósnia/NOR/ALE/Áustria/ROM/Turquia, 2020, Cores, 101 min

Bósnia, Julho de 1995. Aida Selmanagić (Jasna Djuricic) trabalha como tradutora para a ONU em Srebrenica. Quando uma unidade do Exército da República Sérvia ocupa a região, até aí considerada uma área de segurança sob a proteção das Nações Unidas, ela vê a própria família entre os milhares de pessoas que procuram protecção nos campos de refugiados. Como está presente em reuniões das equipas de manutenção de paz, Aida tem acesso a informações desanimadoras. Desesperada, tenta fazer o que pode para ajudar a comunidade e ainda mais para salvar os seus. Em competição no Festival de Cinema de Veneza e nomeado para o Óscar de melhor filme internacional.

 

f5Sincrónico

Título original: Synchronic
De: Justin Benson, Aaron Moorhead
Com: Anthony Mackie, Jamie Dornan, Katie Aselton, Ally Ioannides
Género: Thriller, Ficção Científica
Classificação: M/14
Outros dados: EUA, 2019, Cores, 102 min

Dennis e Steve (Jamie Dornan e Anthony Mackie, respectivamente), dois paramédicos de Nova Orleães, são chamados a uma ocorrência onde várias pessoas se encontram mortas ou em estado catatónico. Tudo indica que a situação está relacionada com a Synchronic, uma perigosa droga sintética muito em voga. Pouco tempo depois, Steve, que tem andado a fazer exames, descobre que tem um cancro em fase terminal e que lhe restam apenas semanas de vida. Em paz com a situação, decide comprar toda a Synchronic que conseguir encontrar, para que saia de circulação. É então que percebe que os comprimidos têm a capacidade de fazer viajar no tempo. Decide usá-los para encontrar a filha adolescente de Dennis, que há muito se encontra desaparecida. Mas depressa descobre que, no terrível pesadelo onde acabou de entrar, o tempo é pura ilusão.

 

f6The Conjuring 3 – A Obra do Diabo

Título original: The Conjuring: The Devil Made Me Do It
De: Michael Chaves
Com: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Julian Hilliard
Género: Terror
Classificação: M/16
Outros dados: EUA, 2021, Cores, 112 min

A arrepiante história de terror, homicídio e de uma entidade malévola que chocou até os experientes investigadores de atividades paranormais, Ed e Lorraine Warren. Este é um dos mais sensacionais casos dos seus arquivos, que começa com a luta pela alma de um jovem rapaz, levando-os para além de algo que nunca tinham visto. Pela primeira vez na história dos EUA, um suspeito de homicídio declara estar possuído por um demónio para se defender. Vera Farmiga e Patrick Wilson estão de volta como Lorraine e Ed Warren, sob a realização de Michael Chaves (“A Maldição Da Mulher Que Chora”).

 

f7Vingança Letal

Título original: Vanquish
De: George Gallo
Com: Morgan Freeman, Ruby Rose, Patrick Muldoon
Género: Thriller
Classificação: M/14
Outros dados: EUA, 2021, Cores, 96 min

Neste thriller dinâmico de ação, Damon Hickey é um comissário de polícia reformado com uma longa carreira de corrupção, que chantageia a sua cuidadora e antiga correio de droga Victoria, raptando a sua filha e forçando-o a fazer cinco perigosas recolhas de dinheiro do submundo numa noite. Arrasada pela traição do único homem em quem alguma vez confiou, Victoria luta contra traficantes e bandidos do submundo numa missão para a salvar filha. À medida que a noite avança, Victoria é confrontada pelo seu passado e por pessoas de quem Damon a tem protegido, que a querem ver morta. Levada ao limite, Victoria encontra uma esperança de redenção no plano de Damon.

 

 

Leia também