Cinema | Estreias da Semana – 20 de maio 2021

Cinema Estreias da semana

Estreias da Semana – 20 de maio 2021

 

f1 3Billie

Título original: Billie
De: James Erskine
Com: Linda Lipnack Kuehl, Billie Holiday, Sylvia Syms
Género: Documentário
Classificação: M/12
Outros dados: GB, 2019, Cores, 98 min

Billie Holiday é uma lenda do jazz e uma das grandes vozes do século XX. Nos anos 70, a jornalista Linda Lipnack Kuehl gravou mais de duzentas horas de entrevistas com pessoas que tinham convivido com Billie: músicos, amigos, família, amantes. Essas entrevistas, preparação para uma biografia que nunca chegaria a escrever, nunca foram ouvidas e são reveladas pela primeira vez neste documentário. Juntamente com actuações e imagens de arquivo agora restauradas, constituem um retrato único da vida tumultuosa e do talento de Billie Holiday.

 

f2 3Estados Unidos Vs Billie Holliday

Título original: The United States Vs. Billie Holiday
De: Lee Daniels
Com: Andra Day, Trevante Rhodes, Natasha Lyonne, Da’Vine Joy Randolph, Garrett Hedlund
Género: Drama, Biografia
Classificação: M/14
Outros dados: EUA, 2021, Cores, 130 min

A lendária Billie Holiday, uma das maiores intérpretes de jazz de todos os tempos, foi adorada por fãs de todo o mundo durante a maior parte da sua carreira. Na década de 1940, em Nova Iorque, o governo federal perseguiu Holiday no âmbito de um esforço crescente para escalar e racializar a guerra contra a droga, procurando impedi-la de cantar a sua controversa e comovente balada Strange Fruit. Com realização do nomeado para Óscares® Lee Daniels (realizador de ‘Precious’ e ‘O Mordomo’). e com participação da cantora e compositora nomeada para Grammys® Andra Day, eis uma biografia que apresenta com frontalidade a vida complicada e irreprimível de um ícone musical.

 

f3 3Marighella

Título original: Marighella
De: Wagner Moura
Com: Ana Paula Bouzas, Bella Camero, Herson Capri
Género: Drama, Histórico
Classificação: M/14
Outros dados: BRA, 2019, Cores, 155 min

Adaptação do livro “Marighella – O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo” de Mário Magalhães, o filme baseia-se nos últimos cinco anos de Carlos Marighella, ex-deputado, poeta e guerrilheiro brasileiro, que durante a ditadura militar liderou um dos maiores movimentos de resistência ao governo da época.

 

 

 

f4 3O Mauritano

Título original: The Mauritanian
De: Kevin Macdonald
Com: Tahar Rahim, Nouhe Hamady Bari, Saadna Hamoud
Género: Drama, Thriller
Classificação: M/14
Outros dados: GB/EUA, 2021, Cores, 129 min

Uma história verídica de sobrevivência que relata a luta pela liberdade de Mohamedou Ould Slahi (Tahar Rahim, nomeado para um Globo de Ouro®) após ser detido pelo governo dos EUA, e encarcerado, durante anos, sem julgamento, na Baía de Guantánamo. Slahi encontra os seus únicos aliados na advogada de defesa Nancy Hollander (Jodie Foster, vencedora de dois OSCAR® da Academia) e na sua associada Teri Duncan (Shailene Woodley), as quais, contra o governo dos EUA, lutam por justiça. Através da controversa defesa de Slahi, juntamente com provas descobertas por um notável procurador militar, o Tenente-Coronel Stuart Couch (Benedict Cumberbatch), descobre-se a mais chocante verdade…

 

f5 3Peter Rabbit: Coelho à Solta

Título original: Peter Rabbit 2
De: Will Gluck
Com: Margot Robbie (Voz), Rose Byrne (Voz), Elizabeth Debicki (Voz)
Género: Comédia, Aventura
Classificação: M/6
Outros dados: Austrália/EUA/Índia, 2020, Cores

Depois de Bea oficializar a sua relação com Thomas, com quem Peter Rabbit rivalizou durante tanto tempo, o pobre animal sente-se posto de parte. Para tornar tudo pior, após a publicação do livro onde Bea relata as aventuras dos coelhos, parece que todos olham Peter de lado, como se estivesse prestes a fazer tropelias ou a meter-se em sarilhos. Consumido por um enorme sentimento de abandono, aproveita uma viagem dos seus tutores para fugir de casa. Nessa fuga, vai conhecer algumas personagens que, apesar da sua moral duvidosa, parecem dar pouca importância ao seu passado. Continuação da história iniciada em 2018, também assinada por Will Gluck (“Amigos Coloridos”, “Annie”).

 

f6 2Prazer, Camaradas!

Título original: Prazer, Camaradas!
De: José Filipe Costa
Género: Comédia, Histórico, Documentário, Ficção
Classificação: M/12
Outros dados: POR, 2019, Cores, 105 min

Em 1975, no Portugal pós-revolução de Abril, uma mulher e dois homens — Eduarda Rosa, João Azevedo e Mick Geer — viajam da Europa do Norte para trabalharem nas cooperativas das herdades ocupadas no Ribatejo. Como muitos outros, ajudam nas actividades rurais e pecuárias, dão consultas médicas, aulas de planeamento familiar, mostram filmes de educação sexual e participam nos bailes tradicionais. Vêm fazer a revolução sexual, abalando as velhas certezas de quem viveu tanto tempo em ditadura: como convivem homens e mulheres nas aldeias do Ribatejo? Por que é que as mulheres têm de ir virgens para o casamento? Por que é que só os homens têm direito ao prazer sexual?

 

f7 1Protótipo

Título original: Archive
De: Gavin Rothery
Com: Theo James, Stacy Martin, Rhona Mitra, Toby Jones, Toby Jones
Género: Thriller, Ficção Científica
Classificação: M/14
Outros dados: EUA/GB/HUN, 2020, Cores, 109 min

2049. George Almore (Theo James), especialista em robots, está à beira de uma descoberta. Instalado num complexo remoto e secreto, tem trabalhado no modelo dum andróide que é um verdadeiro equivalente humano. O mais recente protótipo deste, o J3, está praticamente terminado. O J3 é o aperfeiçoamento de dois protótipos anteriores, o J1 e o J2. Cada um dos protótipos é uma versão cada vez mais avançada da sua esposa, Jules (Stacy Martin), que morreu num violento desastre de viação. Motivado pelo seu amor por Jules, George desviou secretamente o foco do seu trabalho, desenvolvendo os robots com o objetivo de criar um simulacro da falecida mulher.

 

f8Um Homem Furioso

Título original: Wrath of Man
De: Guy Ritchie
Com: Jason Statham, Holt McCallany, Josh Hartnett, Josh Hartnett
Género: Thriller, Acção
Classificação: M/16
Outros dados: EUA/GB, 2021, Cores, 118 min

Depois de uma emboscada mortal a um dos seus carros blindados, uma empresa de alta segurança contrata um novo e misterioso funcionário, Patrick Hill (Statham), que fica conhecido simplesmente como “H”. À medida que aprende o funcionamento da empresa com o parceiro Bullet, H transparece, desde o início, ser um tipo sossegado, tranquilo, sempre cabisbaixo, simplesmente com o foco do trabalho e no ganhar a vida. Mas quando ele e Bullet tornam-se alvos de uma tentativa de roubo, as habilidades formidáveis ??de H são reveladas. Na verdade, H é um chefe do crime disfarçado que busca desesperadamente uma maneira de vingar o assassinato do seu filho. A sua missão dá uma reviravolta inesperada quando um grupo de ex-militares, liderados pelo inteligente e calculista Jackson, organiza um assalto único que lhes valerá uma fortuna inesperada de milhões.

 

Leia também