Ciclismo | Diogo Sousinha e Mário Hipólito em destaque na Volta ao Concelho de Loulé

aja udo

Disputou-se no fim-de-semana a prova de ciclismo “Volta ao Concelho de Loulé”. A prova contou com 155 ciclistas em representação de 16 equipas portuguesas e 8 espanholas.

Na 1.ª etapa da prova Diogo Sousinha, júnior da Academia Joaquim Agostinho/UDO, venceu a classificação da montanha no intenso sprint para a primeira meta da prova. O atleta da equipa de Torres Vedras arrecadou 4 pontos, que o lançaram para uma acesa disputa pela classificação na categoria.

Na 2.ª etapa, Diogo Sousinha foi um dos 8 ciclistas que iniciaram uma fuga, tendo-se depois destacado e cruzado isolado a contagem de montanha de 1.ª categoria no Alto da Picota.

Sousinha conquistou ainda as metas instaladas em Freixo do Seco e Querença, que lhe garantiram a consagração de “rei dos trepadores” nesta prova algarvia.

Destaque ainda para Mário Hipólito, que depois de uma irremediável avaria mecânica percorreu os dois últimos quilómetros da prova descalço e com a bicicleta ao ombro, tendo cruzado a meta com 32 minutos de atraso. Ao longo destes 2 quilómetros, o ciclista da equipa de Torres Vedras foi recebendo calorosos aplausos, tendo afirmado, no final da prova, que “foram os quilómetros mais “brutais” da sua vida” e que “sentir este apoio do público é algo que não consigo descrever. Esta foi a maior prova que podia ter dado por amor à modalidade.”

A classificação dos ciclistas da UDO foi a seguinte:
25ª posição – Diogo Pinto
28ª posição – Diogo Dias
35ª posição – Daniel Jorge
55ª posição – Diogo Sousinha
95ª posição – Gonçalo Santo

A Academia torriense posicionou-se na 5ª posição na classificação por equipas.

[Imagens: AfterTwo //works / montagem capa: Jornal de Mafra]

Leia também