17 de maio | Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e a Transfobia

lgbt

Assinala-se hoje, 17 de maio, o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e a Transfobia.

Este dia pretende alertar para os fenómenos de discriminação das pessoas homossexuais, transexuais e transgénero. O tema deste do Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e a Transfobia é “Resistir, apoiar e sarar juntos as feridas!”.

“Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. No Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia (IDAHOTB), a União Europeia reafirma o seu firme empenhamento em respeitar, defender e promover o exercício pleno e igualitário dos direitos humanos por parte das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgénero e intersexuais (LGBTI).

Por todo o mundo, as pessoas continuam diariamente a ser vítimas de violência, exclusão e discriminação devido à sua orientação sexual, real ou percecionada, e à sua identidade de género ou características sexuais. A UE continua particularmente preocupada com o facto de, em 69 países, as relações consentidas entre pessoas do mesmo sexo serem criminalizadas, tendo 11 deles continuado a aplicar a pena de morte como sanção legal contra a homossexualidade.
(…)
Garantir o direito que a cada um assiste de ser livre de ser quem é e de amar a pessoa que eleger exige um esforço conjunto e diário por parte de todos.”
[Declaração do Alto Representante da CE, em nome da União Europeia]

A data celebra-se a 17 de maio, porque neste dia, em 1990, a homossexualidade  foi retirada da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

cov

 

Leia também