Dia Internacional do Enfermeiro | Governo anuncia a contratação de 1.366 enfermeiros

PUB

“Neste Dia Internacional do Enfermeiro, saúdo todos os profissionais de enfermagem e agradeço o empenho e dedicação com que, ao longo do último ano, têm enfrentado a pandemia.

Com o seu trabalho incansável, os enfermeiros foram verdadeiramente decisivos no processo de recuperação de tantos que contraíram a #COVID19 e agora na campanha de vacinação.”, afirmou hoje o primeiro-ministro, António Costa, nas suas redes sociais.

O Dia Internacional do Enfermeiro foi criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros e a data escolhida, 12 de maio, é a data de aniversário do nascimento da fundadora da enfermagem moderna, Florence Nightingale.

Florence Nightingale nasceu em Florença, na Itália, a 12 de maio de 1820. Aos 17 anos de idade descobriu a sua vocação para cuidar dos doentes e aos 30 anos decidiu dedicar o resto da sua vida à enfermagem. Foi voluntária na Guerra da Crimeia (1853-1856) onde para além de curativos, instituiu os cuidados de higiene, a preparação de alimentos, o arranjo de roupas e os cuidados de saneamento. A eficácia da aplicação destas medidas permitiu reduzir a mortalidade de 40 para 2%.

Foi hoje publicado o despacho conjunto do Ministro de Estado e das Finanças, da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública e da Ministra da Saúde que prevê a contratação de mais 2 474 profissionais de saúde, entre os quais 1.366 enfermeiros.

 

Leia também