Cinema | Estreias da Semana – 29 de abril 2021

Cinema Estreias da semana

Na semana em que voltaram a abrir em Portugal as salas de cinema contaram com quase 49 mil espetadores e o filme mais visto foi “Nomadland – Sobreviver na América”.


Estreias da Semana – 29 de abril 2021

 

f1 3Mais Uma Rodada

Título original: Druk
De: Thomas Vinterberg
Com: Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Magnus Millang, Lars Ranthe
Género: Comédia Dramática
Classificação: M/14
Outros dados: SUE/DIN/HOL, 2020, Cores, 117 min

Existe a teoria que o ser humano devia nascer com uma pequena quantidade de álcool no sangue e que a embriaguez moderada abre as mentes para o mundo ao nosso redor, diminuindo os problemas e aumentando a criatividade. Atentos a esta teoria, Martin e três dos seus amigos, professores cansados do ensino secundário, embarcam numa experiência para manter um nível constante de intoxicação durante o dia de trabalho. Se Churchill venceu a Segunda Guerra Mundial ébrio, quem sabe o que alguns copos podem fazer por eles e pelos seus alunos? Os resultados iniciais são positivos e o pequeno projeto dos professores transforma-se num verdadeiro estudo académico. Mas rapidamente fica claro que a experiência, ainda que interessante, traz consequências.

 

f2 3Manual da Boa Esposa

Título original: La Bonne Épouse
De: Martin Provost
Com: Juliette Binoche, Yolande Moreau, Noémie Lvovsky, Edouard Baer
Género: Comédia Dramática
Classificação: M/12
Outros dados: FRA, 2020, Cores, 109 min

Paulette Van Der Beck (Juliette Binoche) e o marido (François Berléand) dirigem há muitos anos a Escola de Gestão Doméstica de Bitche, na Alsácia-Mosela. O estabelecimento tem por missão formar adolescentes para se tornarem donas de casa perfeitas, numa época em que se esperava que as mulheres servissem subservientemente os maridos. Após a morte repentina do marido, Paulette descobre que a escola está à beira da falência e tem que assumir a responsabilidade da mesma. Mas enquanto decorrem os preparativos na escola para o concurso televisivo de Melhor Gestão Doméstica, Paulette e as suas entusiásticas alunas começam a questionar os valores prevalecentes, na senda das transformações sociais provocadas pelos protestos nacionais do maio de 1968. Tendo reatado com André (Edouard Baer), o seu primeiro amor, e ajudada pela excêntrica meia-irmã Gilberte (Yolande Moreau) e pela rígida freira Marie-Thérèse (Noémie Lvovsky), Paulette junta-se às alunas para superarem o seu estatuto oprimido e se tornarem mulheres livres.

 

f3 2O Começo

Título original: Beginning
De: Dea Kulumbagashvili
Com: Ia Sukhitashvili, Rati Oneli, Kakha Kintsurashvili, Saba Gogichaishvili
Género: Drama
Classificação: M/16
Outros dados: FRA/Geórgia, 2020, Cores, 130 min

Yana vive com o seu marido, David, líder da comunidade, e com o seu filho, George, numa comunidade de Testemunhas de Jeová, situada nas montanhas da Geórgia. Quando são atacados por um grupo extremista, confrontam-se com uma escolha entre o medo e o desejo de justiça. No meio do conflito, o mundo familiar de Yana desfaz-se lentamente e o seu descontentamento interior aumenta à medida que luta por dar sentido aos seus desejos.

 

campanha covid.png

 

Leia também