Surf | Vaco Ribeiro “rouba” liderança do ranking ao ericeirense Afonso Antunes

lm

Terminou ontem na Praia do Cabedelo, Figueira da Foz, a 2.ª etapa da principal prova de surf em Portugal, que define os títulos de campeões nacionais.

No primeiro dia de prova, 6.ª feira, os surfistas da Ericeira tiveram em destaque com Gony Zubizarreta e Tomás Fernandes a somarem os melhores scores da jornada inaugural, 13,25 e 12,5 pontos respetivamente.

Afonso Antunes venceu o seu heat e manteve-se como líder do ranking nacional e a licra amarela alcançada na vitória da 1.ª etapa na Ericeira.

lm2
Afonso Antunes

No 2.º dia, um dia de ondas desafiantes trazidas pela depressão Lola, Afonso Antunes prosseguiu forte na defesa da licra amarela, tendo somado 13 pontos na 2.ª ronda da prova. Tomás Fernandes voltou a estar em destaque mostrando-se novamente em forma e conectado com as ondas do Cabedelo.

Vasco Ribeiro, que no 1.º dia já dera nas vistas, neste segundo dia de prova conseguiu a melhor onda do dia (8,25 pontos) e o melhor score, com 14,25 pontos.

Ontem, o último dia de prova, foi marcado por ondas exigentes e de potencial, com os surfistas a alcançarem várias notas de excelência.

No 2.º heat da 3.ª ronda masculina, os ericeirenses Afonso Antunes e Tomás Fernandes conquistaram os dois primeiros lugares do heat e seguiram para os 4.ºˢ de final. Tomás Fernandes a fazer a 2.ª melhor pontuação da ronda com 14,35 pontos apenas batido por Vasco Ribeiro com 15,1 pontos.

lm1 1
Tomás Fernandes

Afonso Antunes foi afastado nos 4.ºˢ de final, Tomás Fernandes avançou para as meias-finais onde foi eliminado.

A final da 2.ª etapa da principal prova de surf em Portugal não contou com surfistas da Ericeira e foi disputada por Vasco Ribeiro e Guilherme Fonseca. Vasco Ribeiro realizou um heat quase perfeito, com uma das melhores pontuações de sempre da Liga MEO Surf, 19 pontos, e “roubou” a liderança do ranking a Afonso Antunes.

Afonso Antunes e Tomás Fernandes são 2.º e 5.º do ranking da liga meo.

Na prova feminina. das 5 representantes da Ericeira na ronda inaugural, 3 avançaram para 2.ª ronda: Constância Simões, Sofia da Silva e Carina Duarte. Carina Duarte obteve a terceira melhor pontuação da ronda, com 11,85 pontos e foi a única a avançar para as meias-finais, onde foi eliminada.

A final da prova feminina foi disputada entre Yolanda Hopkins, Kika Veselko, Carolina Mendes e Mafalda Lopes, tendo saído vencedora Yolanda Hopkins.

Os resultados finais do Allianz Figueira Pro foram:
Final masculina: Vasco Ribeiro 19,00 x Guilherme Fonseca 13,05
Final feminina: Yolanda Hopkins 15,25 x Kika Veselko 13,25 x Carolina Mendes 12,15 x Mafalda Lopes 4,25
Go Chill Expression Session: Diogo Martins
Joaquim Chaves Saúde Best Wave: 10 pontos de Vasco Ribeiro, na final
Figueira Best Surfer: Ivo Cação e Natacha Vieira
Bom Petisco Girls Score: 16,30 pontos de Carolina Mendes, na ronda 2

A Liga MEO Surf segue agora para as ondas do Porto e Matosinhos, onde de 7 a 9 de maio se realizará a 3.ª etapa da prova o Porto Pro.

 

[Imagens: ANS]

campanha covid.png

Leia também