Mafra acolheu hoje um Conselho de Ministros dedicado à cultura

CONS MINISTROS MAFRA CAPA 22 de abril de 2021 12h37m26s 010 .png

Realizou-se esta manhã no Palácio Nacional de Mafra uma reunião temática do Conselho de Ministros dedicada à cultura.

CONS MINISTROS MAFRA 22 de abril de 2021 12h30m54s 006 .png
Hélder Silva recebe António Costa à sua chegada ao Palácio Nacional de Mafra

A notícia de que 243 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência se destinarão, 150 milhões à valorização, conservação e restauro do património cultural e histórico, nacional e municipal, e 93 milhões de euros à transição digital, poderá ser uma injeção de adrenalina política para Graça Fonseca, cujo trabalho tem sido bastante contestado pelas organizações que na sociedade civil se dedicam a produzir produtos culturais. O governo prevê que através destas medidas seja possível proceder à reabilitação de cerca de 50 monumentos, museus e teatros, entre eles, os Jerónimos, o Museu Nacional de Arqueologia, a Torre de Belém, o Teatro Camões e o Teatro Nacional D. Maria II.

Também a já anunciada dotação de 1% do valor da empreitada dos futuros grandes investimentos em Infraestruturas públicas à aquisição de obras de arte

A revisão do modelo de apoio às artes, a criação de uma rede de teatros, a criação de modelos de financiamento para a recuperação de património e um vasto pacote de medidas para apoiar as artes foram algumas das decisões que saíram desta reunião do conselho de ministros.

HSS SEM MASCARA 22 de abril de 2021 13h10m26s 013 .png
Hélder Sousa Silva convidado a participar na reunião do Conselho de Ministros

Uma nota à margem desta reunião, para referir que antes do início da reunião do Conselho de Ministros, que decorre na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Silva, foi durante algum tempo, a única pessoa presente na Biblioteca, que não usava máscara, situação essa, que foi alvo de comentários, pelo menos, por parte de um dos ministros presentes.

Na imagem, Hélder silva, no momento em que se preparava para colocar a máscara.

Como é habitual, nos casos em que as reuniões do Conselho de Ministros ocorrem fora de Lisboa, o Presidente da Câmara Municipal do concelho onde a reunião tem lugar é convidado pelo primeiro-ministro, a participar da mesma.

campanha covid.png

 

Leia também