Autárquicas 2021 | Terá mais uma hora para votar e candidaturas independentes terão vida facilitada

AUTARQUICAS 2021

Por proposta do PS foram hoje aprovadas no parlamento algumas alterações à lei eleitoral autárquica.

Nas próximas eleições autárquicas não será possível votar antecipadamente em mobilidade no domingo anterior ao dia das eleições, em alternativa, os eleitores em confinamento por covid-19, desde que estejam no conselho onde recensearam, poderão votar, sendo que a recolha dos votos O que está previsto é o voto de pessoas em confinamento devido à covid-19, ou de idosos internados em lares, desde que estejam no concelho onde estão recenseados, no entanto, a recolha dos votos destes eleitores não poderá ser feita pelos presidentes ou pelos vereadores.

As urnas irão estar abertas durante 12 horas, entre as 8 e as  e as 20 horas, devendo os membros das mesas estar nas assembleias de voto a partir das 7:30.

Por proposta do PS e do PSD, relativamente às candidaturas de independentes, estará disponível uma plataforma digital destinada à subscrição das candidaturas, cujas assinaturas não necessitarão de reconhecimento notarial.

As alterações à lei eleitoral autárquica mereceram a aprovação do PS, BE, CDS, PAN e as deputadas não inscritas, Joacine Katar Moreira  e Cristina Rodrigues, já o. PSD, PCP e PEV votaram contra, enquanto o Chega e a Iniciativa Liberal decidiram abster-se.

campanha covid.png

Leia também