Assinala-se hoje o Dia Mundial da Terra

mundo

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Terra.

Gostemos ou não, se não preservarmos o Planeta Terra, não teremos por enquanto outro lugar onde podemos viver! Quercus

Em 1970, depois de verificadas as consequências de um desastre petrolífero que ocorreu em 1969 em Santa Barbara, na Califórnia, o senador norte-americano Gaylord Nelson criou o “Dia da Terra”, como protesto contra a poluição da Terra.

A ONU reconheceu a data em 2009 tendo sido instituído o dia 22 de abril como o “Dia Internacional da Terra”.

Há 51 anos, o dia foi criado de modo a chamara atenção para os problemas da contaminação, da conservação, da biodiversidade e para outras preocupações ambientais para proteger o nosso planeta.

190 países celebram o Dia Mundial da Terra, que este ano têm como mote a  “Recuperação da Terra”.

“A criminalidade ambiental constitui umas das prioridades na luta contra a criminalidade internacional grave e organizada adotadas pelo Conselho da União Europeia, pelo facto de se ter tornado numa das atividades mais rentáveis de criminalidade organizada no mundo, tendo impacto não só no ambiente, como também na sociedade e em toda a economia.” [GNR]

A Guarda Nacional Republicana (GNR) revelou hoje, que no âmbito da Proteção da Natureza e do Ambiente, em 2020, efetuou 73.450 patrulhas e realizou  228.244 fiscalizações. Destas operações resultaou:

a detenção de 51 pessoas,
o levantamento de 18.884 autos de contraordenação
a deteção de 1.100 crimes

Por seu lado, a linha SOS Ambiente e Território, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) registou, em 2020, um total de 12.185 denúncias, que resultaram no registo de 2.286 contraordenações e de 110 crimes na sequência das infrações detetadas.

Existem algumas medidas simples, que todos podem adotar para ajudar o planeta, são elas:

  • Economize energia: não deixe as luzes acesas em locais nos quais não há pessoas no momento, evite deixar os eletrodomésticos em standy by e invista nas lâmpadas LED.
  • Economize água: diminua o tempo de banho, aproveite a água da chuva e mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes.
  • Separe seu lixo e coloque-o no local de lixo adequado.
  • Reduza o consumo de plástico.
  • Utilize menos o carro.
  • Evite comprar coisas que não são necessárias.
  • Ensine outras pessoas a preservar o meio ambiente.

campanha covid.png

Leia também