Torres Vedras | Regressa esta semana o Ciclo “Café com Filmes” ao teatro-cine de torres vedras

CCF

Depois de um interregno motivado pela pandemia provocada pela Covid-19, regressa esta semana o ciclo “Café com Filmes”.

Esta iniciativa pretende “dinamizar um conjunto de atividades à volta do mundo do cinema e vídeo, sobretudo mediante a exibição de filmes que contribuam para a formação de olhares sobre o mundo e a sociedade, para a descodificação da linguagem e para a formação de novos públicos”.

O ciclo estava previsto para o primeiro trimestre desse ano, mas devido ao contexto pandémico foi adiado indo agora realizar-se nos meses de abril, maio e junho. As sessões deste ciclo “Café com Filmes”, são de entrada gratuita e vão decorrer no Teatro-Cine de Torres Vedras.

A calendarização é a seguinte:

22 de abril
20h00 – “O Paraíso, Provavelmente”

f1 1Sinopse: Elia Suleiman deixa a Palestina à procura de uma nova pátria. Mas a busca por uma nova vida torna-se numa comédia de enganos: quanto mais se afasta da Palestina, de Paris a Nova Iorque, mais os novos lugares lhe fazem lembrar o seu país natal.
Um conto burlesco que explora a identidade, a nacionalidade e a pertença, no qual Suleiman coloca uma questão fundamental: onde nos podemos sentir “em casa”?
Festival de Cannes – Prémio da Crítica internacional (FIPRESCI) e Menção Especial do Júri

De: Elia Suleiman
Género: Comédia
Classificação Etária: M/12
Outros dados: França/Qatar/Alemanha/Canadá/Turquia/Palestina, 2019
Duração: 1h42


29 de abril
20h00 – “O Capital no sec. XXI”

f2 1Sinopse: Baseado no bestseller internacional do famoso economista Thomas Piketty (que vendeu mais de três milhões de cópias em todo o mundo e colocou Piketty na lista de pessoas mais influentes da Time Magazine), este documentário é uma reveladora jornada pela riqueza e pelo poder, um filme que desmonta o popular pressuposto de que a acumulação de capital acompanha o progresso social, lançando uma nova luz sobre as crescentes desigualdades da atualidade.
Festa do Cinema Francês – Seleção Oficial

De: Justin Pemberton
Género: Documentário
Classificação Etária: M/14
Outros dados: Nova Zelândia/França, 2019
Duração: 1h43


6 de maio
21h00 – “PJ Harvey: a Dog called Money”

f3Sinopse: Para o seu nono álbum de estúdio, PJ Harvey, um ícone da música alternativa, visitou o Afeganistão, o Kosovo e Washington D.C., com o objetivo de conversar com pessoas locais e deixar que as suas histórias inspirassem as letras das suas canções. Seamus Murphy, fotógrafo e realizador premiado, capturou esses momentos neste ambicioso documentário.

De: Seamus Murphy
Género: Documentário
Classificação Etária: M/12
Outros dados: Irlanda/Reino Unido, 2019
Duração: 1h34


27 de maio
21h00 – “No Intenso Agora”

f4Sinopse: Feito a partir da descoberta das cenas que uma turista – a mãe do realizador – filmou na China em 1966, durante o início da Revolução Cultural. No Intenso Agora trata da natureza efémera dos momentos de grande intensidade emocional. Às cenas da China, somam-se imagens de arquivo dos eventos de 1968 na França, na Checoslováquia e, em menor extensão, no Brasil. Na tradição do filme-ensaio, o documentário interroga como as pessoas que participaram daqueles acontecimentos – vividos com alegria, encantamento, convicção generosa, medo, deceção, desalento – seguiram adiante depois do arrefecimento das paixões.

Festival de Berlim/ Cinéma du Réel – Melhor Música / DocLisboa

De: João Moreira Salles
Género: Documentário
Classificação Etária: M/12
Outros dados: Brasil, 2016
Duração: 2h07


3 de junho
21h00 – “Lucky”

f5Sinopse: Lucky ilustra a jornada espiritual de um ateu com 90 anos e as personagens peculiares que habitam na sua cidade desértica, no meio de nenhures. Tendo sobrevivido aos seus contemporâneos, o tempestuoso e independente Lucky encontra-se no precipício da vida, enveredando numa jornada de auto-exploração, em direção ao que costuma ser inatingível: a iluminação. Lucky marca a estreia como realizador do aclamado ator John Carroll Lynch, sendo uma carta de amor à vida e à carreira de Harry Dean Stanton, bem como uma reflexão acerca de mortalidade, solidão, espiritualidade e relações humanas.

De: John Carroll Lynch
Género: Comédia, Drama
Classificação Etária: M/14
Outros dados: EUA, 2016
Duração: 1h28


25 de junho
21h45 – Filme-Concerto “Nosferatu”
Nota: esta sessão terá lugar no parque de estacionamento do Teatro-Cine de Torres Vedras

f6Este projeto nasce da paixão pelo cinema e pela composição musical que o guitarrista Nuno Costa e o pianista Óscar Graça partilham. A partir de filmes considerados marcos históricos do cinema e transportando para o presente uma técnica comum nos primórdios do cinema e da exibição de filmes mudos, este projeto assenta numa recriação e apresentação ao vivo da banda sonora composta para o filme em projeção.

Sinopse: Knock, um agente imobiliário, recebe um pedido do conde Orlok para comprar uma casa. Este manda o seu empregado, Huttler, viajar até à terra do conde, a Transilvânia, para concretizar o negócio. Orlok não é mais que Nosferatu, um vampiro que faz tudo para conquistar a bela mulher de Huttler que, segundo ele, tem um belo pescoço…
A primeira e mais célebre adaptação do romance de Bram Stocker, Drácula, um dos primeiros primeiros filmes de terror e sem dúvida uma das obras-primas da história do cinema.

Género: Fantástico, Terror
Classificação Etária: M/12
Outros dados: Alemanha, 1922
Duração: 1h27


 

Em virtude da legislação em vigor por causa do COVID-19:

– O uso de máscara é obrigatório durante a sessão.
– Deverá existir um distanciamento social entre pessoas (2 metros), excepto se coabitantes do mesmo espaço.
– A lotação do espaço é limitada.

[Imagens: CMTV / montagem capa: Jornal de Mafra]

campanha covid.png

Leia também