Programa do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2021

ms

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO em 1983. O objetivo deste dia é “sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua protecção e valorização”.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é “uma oportunidade para sensibilizar comunidades e públicos para uma reflexão sobre o passado e para a importância de preparamos um futuro mais harmonioso, na consciência de que o património deve, sempre, ser factor de união, de partilha, de cidadania e de resiliência na evolução e valorização de sítios, paisagens, práticas e colecções”.

Este ano, as celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios têm como tema “Passados complexos: futuros diversos” e tal como sucedeu em 2020, devido às medidas de contenção aplicadas no contexto da pandemia de COVID 19, as iniciativas serão preferencialmente realizadas em contexto virtual.

Consulte aqui o Programa e participe em algumas das atividades propostas.

[Imagem do cartaz]

campanha covid.png

Leia também